Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Japão tem passaporte mais poderoso do mundo. Portugal tem o quinto

Os japoneses podem agora viajar livremente para 190 destinos. O passaporte português permite viajar para 186 países.

Japão tem passaporte mais poderoso do mundo. Portugal tem o quinto
Notícias ao Minuto

09:45 - 10/10/18 por Fábio Nunes

Mundo Índice

O índice Henley Passport publicou a mais recente atualização relativamente à mobilidade que os passaportes dos países permitem. De acordo com este índice, o passaporte japonês é nesta altura o mais poderoso do mundo, uma vez que permite viajar sem visto ou com visto à chegada para 190 países.

O Japão destronou assim Singapura, que ocupa agora o segundo lugar com acesso livre a 189 destinos. A alteração concretizou-se depois de no início deste mês o Japão ter conseguido permissão para viajar sem visto para Myanmar.

Portugal continua a ter um dos passaportes mais cobiçados do mundo. Mantém o quinto lugar neste índice em conjunto com os Estados Unidos, Reino Unido, Áustria, Holanda, Luxemburgo e Noruega. Os portugueses podem viajar sem visto ou com visto à chegada para 186 destinos.

A Rússia caiu para a 47.ª posição e a China registou uma subida de 14 lugares para a 71.ª posição. Os chineses têm agora acesso sem visto ou com visto à chegada a Myanmar e à ilha caribenha de Santa Lúcia.

No extremo oposto do passaporte mais poderoso estão Afeganistão e Iraque. O passaporte dos cidadãos destes países permite viajar apenas para 30 destinos. A Síria e a Somália também possuem dos passaportes com menor mobilidade global: só podem viajar livremente para 32 países.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório