Trump terá oferecido 5 mil milhões à Palestina para negociar com Israel

Jared Kushner e Jason Greenblatt, os enviados da administração norte-americana para o Médio Oriente, terão convencido o presidente dos EUA a avançar com esta proposta.

trump abbas

© Getty Images

Fábio Nunes
13/09/2018 22:22 ‧ 13/09/2018 por Fábio Nunes

Mundo

Estados Unidos

Os Estados Unidos terão oferecido cinco mil milhões de dólares (4,3 mil milhões de euros) à Autoridade Palestiniana para voltar a sentar-se à mesa das negociações com Israel para que seja encontrada uma solução para o conflito no Médio Oriente. Esta é uma informação que está a ser avançada pelo jornal israelita Globes, que cita fontes diplomáticas norte-americanas.

De acordo com a notícia do Globes, os enviados da administração Trump para o Médio Oriente, Jared Kushner e Jason Greenblatt, terão convencido Donald Trump a fazer esta proposta à Palestina. O valor em causa tem uma razão de ser: baseia-se no programa de reconstrução e de desenvolvimento da Autoridade Palestiniana.

O jornal refere que a proposta não é um ultimato, mas que define uma data para o início das negociações entre palestinianos e israelitas.

A notícia já foi desmentida por Jason Greenblatt, que no Twitter referiu-se ao artigo do Globes como sendo um “mito”.

“Quando o plano de paz for divulgado, se a Autoridade Palestiniana quiser a paz e melhorar as vidas dos palestinianos, a Autoridade Palestiniana deve rever o plano e empenhar-se. É uma ideia absurda pagar cinco mil milhões de dólares para que uma das partes ‘regresse à mesa das negociações’. Como é que isso iria conseguir a paz?”, escreveu o enviado norte-americano.

Recentemente, a administração Trump decidiu encerrar os escritórios da Organização para a Libertação da Palestina em Washington. Para além disso, cortou o financiamento de 300 milhões de dólares (cerca de 258 milhões de euros) à UNRWA, a Agência da ONU de Assistência aos Refugiados da Palestina no Médio Oriente.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas