Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Dirigentes checos aprovam transferência para Jerusalém de embaixada

Os dirigentes checos aprovaram hoje a transferência da embaixada do seu país em Israel de Telavive para Jerusalém, tal como os Estados Unidos fizeram em maio.

Dirigentes checos aprovam transferência para Jerusalém de embaixada
Notícias ao Minuto

19:18 - 12/09/18 por Lusa

Mundo Telavive

Num comunicado conjunto, o Presidente, o primeiro-ministro, o presidente do parlamento e os ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa checos declararam que a abertura de uma "Casa Checa" na cidade santa em novembro será "um primeiro passo para a mudança da embaixada checa para Jerusalém".

Jiri Ovcacek, o porta-voz do Presidente checo, o pró-israelita Milos Zeman, disse à agência noticiosa francesa AFP que "a Casa Checa" acolherá várias instituições checas dependentes do Governo de Praga.

"A Casa Checa será oficialmente inaugurada pelo Presidente durante a sua visita a Israel em novembro", precisou.

Milos Zeman, de 73 anos, conhecido pelas suas posições antimuçulmanas, defendia a mudança da embaixada da República Checa para Jerusalém antes mesmo de o Presidente norte-americano, Donald Trump, o ter feito, em maio.

A transferência da embaixada dos Estados Unidos desencadeou a indignação dos palestinianos, de tal forma que no dia da inauguração da nova representação diplomática em Jerusalém, os confrontos entre as forças israelitas e os palestinianos fizeram 60 mortos.

A decisão de Trump rompeu igualmente o consenso internacional sobre a questão do estatuto de Jerusalém, que deveria ser decidido no âmbito de um acordo de paz entre dois Estados.

Em maio, a República Checa reabriu o seu consulado honorário em Jerusalém, encerrado desde 2016, na sequência da morte da consulesa honorária.

A embaixada checa está em Telavive desde 1949, embora tenha cessado as suas atividades entre 1967 e 1990 devido ao corte de relações diplomáticas entre o regime comunista checoslovaco e Israel.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório