Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Lembra-se da Blockbuster? Só resiste uma no mundo

A loja de Bend, nos Estados Unidos, é a única sobrevivente de um negócio que chegou a render milhares de milhões de dólares.

Lembra-se da Blockbuster? Só resiste uma no mundo
Notícias ao Minuto

10:44 - 17/08/18 por Fábio Nunes

Mundo Estados Unidos

Longe vão os tempos em que as pessoas alugavam filmes para verem em casa. A era digital foi o derradeiro prego no caixão para negócios como o da Blockbuster. Passou a ser possível fazer download de filmes na internet, ou comprá-los via Amazon, por exemplo. Já para não falar no advento da Netflix. Todas opções que não obrigam também a deixar o conforto do lar para ver um filme. Alugá-los tornou-se assim obsoleto.

Mas há um lado mágico e nostálgico em entrar numa loja para alugar um filme. E esse é o sentimento predominante de quem entra na última loja Blockbuster que existe no mundo. É em Bender, no Oregon, Estados Unidos. É a única que resistiu à falência da empresa norte-americana em 2010 e ao fim de uma cadeia gigante que chegou a ter nove mil lojas no mundo inteiro e que rendia milhares de milhões de dólares.

Como revela a BBC, a loja da Blockbuster de Bend fica no parque de estacionamento de um posto de gasolina. Mas a sua decoração, as cores e até pequenos detalhes (como o sistema informático com o seu ecrã azul) mantêm-se como nos tempos áureos. Para lá dos clientes de Bend, orgulhosos do feito de terem a última loja Blockbuster no mundo, o destaque nos meios de comunicação norte-americanos e não só, tem contribuído para um aumento no número de clientes.

Sandi Harding é a gerente da loja. Começou a trabalhar na Blockbuster em 2004. 14 anos depois mantém-se ali, tendo sobrevivido ao pesadelo que resultou na queda da cadeia. “Sinto-me triste e nostálgica ao ver a Blockbuster partir. Esta loja está aqui desde 1992. Quando descobri que ia ser a última senti-me nervosa, sem saber o que ia acontecer”.

Notícias ao MinutoA loja de Bend é a última no mundo e motivo de orgulho na cidade© Tyler J. Pesonen/Facebook

“A enorme atenção que temos recebido tem sido uma loucura. As melhores histórias são dos pais que trazem os seus filhos e dizem-lhes: ‘Era isto que costumávamos fazer. Pegávamos num filme e levávamos para casa’. Outros contam como os seus primeiros encontros foram num Blockbuster”, conta Sandi Harding.

As perspetivas para a derradeira Blockbuster são uma incógnita. O espaço onde a loja funciona está arrendado por mais uns anos, mas e depois disso? “Muitas pessoas dizem-nos: ‘Façam disto um museu’, o que seria divertido”.

Por agora, em Bend as pessoas continuam a poder entrar numa relíquia de um passado não muito distante e a alugar um filme como se fazia numa altura em que esse era um dos pontos altos do dia.

Em Portugal, a Blockbuster portuguesa entrou em insolvência em 2010. Chegou a ter 27 lojas em todo o país, mas nesse ano já só restavam 17.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório