Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Lago glaciar transborda e causa inundações na China

Um lago glaciar transbordou no noroeste da China, causando inundações na região de Xinjiang, um incidente que a associação de proteção ambiental Greenpeace hoje considerou ser uma consequência do aquecimento global.

Lago glaciar transborda e causa inundações na China
Notícias ao Minuto

00:09 - 16/08/18 por Lusa

Mundo Greenpeace

Este fenómeno repentino ocorreu na sexta-feira, libertando cerca de 35 milhões de metros cúbicos de água no centro daquela região, anunciou a agência oficial Nova China.

Imagens da televisão pública CCTV mostraram correntes de lama invadindo as estradas, com vagas abatendo-se sobre as bermas e os passeios. Não há registo de mortos ou feridos.

Um lago glaciar forma-se quando se dá o desgelo de um glaciar, e ele pode transbordar quando os blocos de gelo ou as rochas que retêm aquela porção de água se quebram.

As autoridades locais encarregadas da gestão das águas indicaram ter previsto o incidente desde o fim de julho, o que levou à retirada preventiva de habitantes e à instalação de calhas para desviar a corrente de água e lama.

O brutal esvaziamento de lagos glaciares tornou-se mais frequente desde os anos 1980, devido à subida das temperaturas, indicou a Greenpeace em comunicado, citando um estudo da Academia das Ciências chinesa.

"À medida que as temperaturas sobem, o esvaziamento de lagos glaciares, as inundações e as faltas de água sazonais serão cada vez mais pronunciados", observou Liu Junyan, da Greenpeace da Ásia oriental.

Na China, as temperaturas médias aumentaram 1,35ºC desde 1950, ou seja, mais do dobro da média mundial, segundo um estudo recente do Instituto de Tecnologia do Massachusetts (MIT), com sede nos Estados Unidos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório