Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

Tragédia na Grécia: Rasto de morte deixado pelos fogos continua a aumenta

São já 79 os mortos provocados pelos incêndios na Grécia. O número de feridos mantém-se nos 187, mas as autoridades ainda não sabem quantas pessoas estão desaparecidas.

Notícias ao Minuto

09:03 - 25/07/18 por Fábio Nunes com Lusa

Mundo Novo balanço

A manhã desta quarta-feira voltou a trazer más notícias. O número de mortos provocados pelos incêndios na Grécia aumentou. Os bombeiros gregos estão a avançar que há mais duas vítimas mortais a lamentar, avança a Reuters.

Já o número de feridos não sofreu alterações face ao anterior balanço: continuam a ser 187 feridos, incluindo 23 crianças e dez em estado crítico. As autoridades gregas esclarecem ainda que não há um número oficial das pessoas que estão desaparecidas. 

A porta-voz dos bombeiros, Stavroula Malliri, diz que as autoridades continuam a realizar buscas em localidades no nordeste de Atenas, que foram as mais afetadas pelos fogos. 

Stavroula Malliri revelou que as autoridades receberam dezenas de chamadas  de pessoas que procuram familiares ou amigos desaparecidos. A porta-voz frisou que alguns dos desaparecidos podem estar entre os mortos ou então até já podem estar novamente com as suas famílias, sem que as autoridades tivessem sido informadas disso. 

Mais de 280 bombeiros mantêm-se nas localidades no nordeste de Atenas para prevenir reacendimentos. Há mais 200 bombeiros que estão a combater um outro fogo florestar a oeste da capital grega. Neste caso, as autoridades gregas optaram por evacuar três comunidades durante a noite numa medida de antecipação. 

Mais de 1.500 casas foram afetadas e mais de 300 viaturas foram completamente destruídas pelas chamas, sobretudo em Mati, um dos bairros periféricos a norte de Rafina, onde muitos habitantes da capital têm segunda casa e onde passam férias de verão.

O Governo de Alexis Tsipras pediu ajuda internacional na noite de segunda-feira, tendo já alguns países respondido com meios de apoio, como foi o caso de Portugal, que anunciou o envio de 50 elementos da Força Especial de Bombeiros (FEB).

O executivo grego já desbloqueou uma verba de 20 milhões de euros, procedente do Programa de Investimento Público, destinada à ajuda imediata e a cobrir as necessidades das zonas mais afetadas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório