Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Problemas nos pés? Não se acanhe e saiba como resolver o problema

Há formas simples de se solucionar estes (comuns) problemas sem que tenha de esconder os pés em dias de altas temperaturas.

Problemas nos pés? Não se acanhe e saiba como resolver o problema
Notícias ao Minuto

19:30 - 23/04/18 por Mariana Botelho

Lifestyle PES

Não é agradável para ninguém mostrar que se tem um fungo na unha ou outro problema nos pés. Contudo, este é um comum problema que deve ser resolvido mal surja e não escondido por vergonha.

Quanto mais cedo resolver o problema, mais cedo se vê livre do mesmo, aponta a Women’s Health UK, que esclarece como resolver alguns comuns problemas aos pés.

Calos: são áreas duras, com pele mais dura do que o normal, que se devem aos sapatos que causam fricção ou apertam o pé. Surgem principalmente, mas não só, nos casos em que se uma saltos altos com muita frequência. Quanto à solução, passa por um bom sapato que lhe seja confortável, principalmente nos casos em que sabe que vai andar muito. Se tem de usar saltos no trabalho, e vai a pé para o trabalho. opte por umas sapatilhas até chegar ao escritório, por exemplo.

Pé de atleta: É uma forma de infeção por fungo, que se apanha normalmente em duches públicos ou balneários. O problema desenvolve-se por locais escuros e húmidos – como os sapatos – serem ideais para a propagação do fungo. Evitá-lo é simples: basta garantir que usa chinelos quando toma duche nos locais referidos, mas se não conseguiu evitar, garanta que usa e abusa de um creme anti-fúgico pelo menos duas vezes por dia, e deixe os sapatos a arejar para garantir que estão bem secos quando os calça.

Fungo nas unhas: É inestético e por isso muitos fazem por a esconder com meias ou mesmo verniz, contudo, a solução carece da unha a descoberto onde deve ser aplicado creme anti-fúgico, a par do por vezes necessário tratamento oral. Este tipo de fungo pode facilmente passar para as restantes unhas se não houver um cuidado de limitação do material usado, tenha por isso em atenção se as ferramentas utilizadas no salão de manicure e pedicure a que vai são devidamente limpos.

Verruga: É o resultado de um vírus que lhe entra no pé e faz crescer um alto no pé que, à semelhança do calo, cria uma zona com pele muito grossa que pode gerar dor ao andar. Os tratamentos são variados desde a aplicação de cremes, feita em casa, a cirurgias de remoção. No caso de um sistema imunitário bastante forte, é possível que o próprio corpo trate do problema.

Calcanhar rachado: É normal que a pele fique mais fraca e se parta quando o pé é exposto a constante atividade como sapatos apertados durante um dia inteiro que termina em exercício físico no ginásio. Em rotinas deste género, importa que seja dado aos pés o devido cuidado com aplicação diária de creme hidratante e remoção de peles secas. A par disso, tenha em atenção a forma como anda: pode não ter a melhor postura e estar a aplicar demasiada pressão no calcanhar.

Bolhas: deve-se à fricção do sapato com o pé e é visto como o resultado praticamente inevitável quando se usa um sapato novo. O tratamento nestes casos passa basicamente pela paciência em esperar que a bolha cure por si – nunca retire a pele da mesma.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório