Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Há um motivo para o seu nariz entupir apenas de um lado (e é estranho)

Se calhar nunca prestou atenção a este facto, mas quando está constipado ou com o nariz obstruído, há de reparar que tem sempre mais dificuldade em respirar por uma narina do que por outra. Bizarro? Sim, mas o corpo humano sabe o que faz...

Há um motivo para o seu nariz entupir apenas de um lado (e é estranho)
Notícias ao Minuto

10:45 - 11/04/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Bizarro

Regra geral durante o dia, a obstrução num dos lados muda e a outra narina ‘começa o seu trabalho’. Mas porquê?

Este processo é automatizado pelo sistema nervoso autónomo, que controla muitas outras funções no seu corpo, tal como a digestão ou a frequência cardíaca.

Relativamente ao nariz, este sistema controla o ciclo nasal, para que cada narina opere o mais eficientemente possível.

De acordo com a Biblioteca Nacional de Medicina, norte-americana, o ciclo nasal ocorre várias vezes ao dia, e só é notório para os indivíduos caso o nariz se encontre obstruído mais do que o ‘normal’.

Para que um lado do seu nariz abra e outro feche, o corpo enche-se de tecido sanguíneo, do mesmo modo que um homem experiencia uma ereção, exceto, que neste caso acontece no nariz.

“Um aumento do fluxo sanguíneo provoca o congestionamento de uma das narinas durante cerca de três a seis horas, mudando depois para o outro lado. Também ocorre um bloqueio adicional quando está deitado, e que se nota sobretudo caso a cabeça esteja voltada de lado”, explicou a médica Jennifer Shu à publicação CNN.

Os cientistas creem que o ciclo nasal está relacionado com o olfato. Alguns cheiros são melhor identificados quando se expira rapidamente pelo nariz, enquanto que outros demoram mais tempo a serem processados e são mais eficazmente detetados quando o ar é respirado lentamente.

Ou seja, se um lado do nariz está totalmente desimpedido e se o outro está ligeiramente obstruído, o organismo consegue detetar todos os cheiros que o rodeiam.

Este processo também dá uma ‘folga’ ocasional a cada narina, já que um fluxo constante de aspiração de ar pode secar o nariz e aniquilar os pequenos pelos que o protegem dos ataques exteriores, como gases poluentes.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório