Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Droga para o tratamento da diabetes pode ajudar quem quer deixar de fumar

Um estudo inédito realizado em ratos, na Universidade norte americana de Johns Hopkins, concluiu que a substância de nome metmorfina, utilizada para tratar a diabetes de tipo 2, poderá ser eficaz na dissipação dos sintomas associados à abstinência de nicotina, e a suprimir o desejo incontrolável de fumar.

Droga para o tratamento da diabetes pode ajudar quem quer deixar de fumar
Notícias ao Minuto

19:00 - 08/04/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Liberte-se do vício

A substância custa cerca de 20 euros, e um grupo de investigadores apurou que pode ser prescrita como um medicamento aliado para quem deixa de fumar e pretende ficar de vez longe do vício.

Os investigadores acreditam que tal efeito acontece porque a metmorfina ativa umas enzimas denominadas de AMP, que permanecem em estado de alerta quando o organismo ingere nicotina e que são reprimidas quando há abstinência.

Ora a metmorfina estimula essas enzimas, o que levou os cientistas a concluírem que como tal essa ação irá reduzir os efeitos secundários típicos da supressão repentina da nicotina.

No estudo, os investigadores deram nicotina a alguns dos ratos e uma solução de água e sal a outros, durante duas semanas. Antes da cessação da nicotina, os cientistas injetaram os roedores com metmorfina.

Assim que pararam de dar nicotina aos bichos, mediram as respostas comportamentais dos ratos durante 48 horas – tendo em conta que os primeiros dois dias de abstinência estão associados a um maior risco de recaída nos seres humanos. E concluíram que nenhum dos animais que tinha recebido metmorfina mostrava sinais acrescidos de ansiedade ou outros efeitos negativos associados ao abandono do cigarro.

Os investigadores estão otimistas, mas garantem que serão necessários mais estudos para discernir as doses recomendadas para os seres humanos.

O coordenador do estudo, o médico Sangwon Kim, disse: “Estamos muito otimistas, porque a droga em si é segura. Atualmente já é usada por mais 120 milhões de pessoas no mundo inteiro, que sofrem de diabetes de tipo 2. Agora só precisamos de entender como a poderemos aplicar no tratamento da abstinência do tabaco”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório