Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Antidepressivos: Por quanto tempo?

Há quem os tome durante anos embora o seu consumo deva ser bem mais limitado.

Antidepressivos: Por quanto tempo?
Notícias ao Minuto

08:00 - 04/04/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Depressão

Segundo o relatório do ano passado do centro nacional americano de Estatísticas da Saúde, 13% da população com mais de 11 anos já tomou antidepressivos. Destes, dois terços mantiveram a medicação por mais de dois anos e um quarto da referida população toma-a por, pelo menos, uma década.

A toma de antidepressivos é bastante comum e não se cinge aos Estados Unidos. Além da depressão, são usados para diversas outras situações mas o maior problema, principalmente associado a doentes depressivos, está no facto de quem os consome não ouvir os médicos e respeitar as doses que lhe são indicadas, por considerarem não fazer efeito. Em vez disso, sentem-se capazes de ‘auto-prescrever’ o que consideram ser mais indicado ao seu caso pessoal, o que leva a vício ou outros problemas.

Para o evitar, importa manter um acompanhamento próximo por parte de um especialista. Aponta Roger McIntry, professor de psiquiatria e farmácia da Universidade de Toronto que o ideal será manter uma ida ao médico a cada três ou seis meses. Deste modo, mesmo no caso de depressões muito longas, será possível manter o doente estável durante todo o processo de tratamento.

Em casos de um primeiro episódio de depressão, especialistas apontam um período médio de entre quatro a nove meses, que deve ser interrompidos quando o doente se sentir bem, não quando pensa em desistir porque os efeitos secundários da medicação são maus.

Aos que desenvolvem três ou mais episódios de depressão e têm tendência depressiva, é aconselhado uma atenção redobrada e constante acompanhamento, mas tal não significa que se tome a medicação por toda a vida.

Em todo o caso, quando chegada a altura de deixar de tomar antidepressivos, é necessário que se dê a mesma atenção oferecida na altura da prescrição da medicação e orientar uma fase de transição (não parar a toma daquela droga de um momento para o outro).

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório