Para muitos o jantar acaba por ser a principal refeição do dia. Porém, o novo estudo realizado com 700 adultos e apresentado num congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia analisou a relação entre as horas nas quais se consome alimentos e os efeitos no organismo.
A investigação detetou que ingerir alimentos a uma hora tardia tem um impacto significativo e prejudicial na pressão arterial.
Durante a noite, o processo fisiológico normal proporciona uma queda natural da pressão arterial. Porém, o estudo descobriu que 24,2 por cento dos participantes que comeram até duas horas antes de dormir não registaram uma queda adequada da pressão sanguínea. Entre os que haviam jantado mais cedo, a percentagem reduziu para 14,2 por cento.
Segundo especialistas, consumir alimentos antes de dormir faz com que o organismo permaneça em "estado de alerta", estimulando a produção das hormonas que contribuem para o stress, como a adrenalina, e alterando ainda ritmo circardiano – ou seja, o ritmo diário do organismo.
Ebru Ozpelit, professora de Cardiologia da Universidade de Dokuz, coordenadora do estudo, disse que os resultados sugerem que o que se come é tão importante quanto o tipo de alimentos ingeridos.
Zpelit alertou que a vida moderna está a criar "hábitos de alimentação erráticos", como adiar ou saltar refeições, como o pequeno-almoço ou o almoço. Tais práticas podem causar danos ao longo do tempo, promovendo doenças como a Diabetes e obesidade.
"Devemos definir a frequência ideal e a hora de ingerir os alimentos", afirma Ozpelit. "O pequeno-almoço é definitivamente a refeição mais importante, deve ser uma refeição rica, variada e farta, e também devemos comer um almoço nutritivo. Já o jantar deve ser mais leve, e deve ser ingerido não mais tarde do que às 19h00", afirmou.
Outro problema de comer perto da hora de dormir é o refluxo, segundo a especialista.
Esse transtorno faz com que o conteúdo estomacal retroceda do estômago até ao esófago, resultando em acidez gástrica, náusea, indigestão e, em alguns casos, provocando a longo prazo cancro naquele órgão.