Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Homens. Será que o meu esperma é saudável?

Estas quatro atividades são bons indicadores da qualidade do seu esperma.

Homens. Será que o meu esperma é saudável?
Notícias ao Minuto

07:00 - 26/03/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Fertilidade

Começar uma família nem sempre é tarefa fácil. Estima-se que um em cada seis casais enfrente problemas de fertilidade, e segundo os especialistas os números tendem a aumentar.

Porém, a maioria dos homens não pensa na qualidade do seu esperma até ao momento em que decidem ter filhos.

Ainda assim, há coisas que pode fazer (e talvez já as pratique) que ajudam a manter o seu esperma o mais saudável possível.

Vai ao ginásio

Os homens que se exercitam durante pelo menos 15 horas semanais apresentam em média uma maior concentração de espermatozoides, cerca de 73 por cento – de acordo com um estudo realizado pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Um grupo de investigadores holandeses também concluiu que os homens sedentários e que veem televisão por mais de 40 horas, durante a semana, têm uma concentração de espermatozoides 44 por cento mais baixa.

Come muito peixe

O peixe é uma excelente fonte de ómega 3 e de proteína, e também melhora a qualidade do esperma. Investigadores da Universidade de Harvard detetaram que os homens que comem mais peixe, como salmão ou atum, apresentam uma maior concentração de espermatozoides, 65 por cento, comparativamente aos indivíduos que não o ingerem.

Em contrapartida, os homens que consomem muita carne vermelha apresentam uma contagem mais baixa de sémen.

Veste roupa interior confortável

Os homens que vestem boxers durante o dia e que dormem nus apresentam um menor risco, de 25 por cento, de prejudicarem a qualidade dos seus nadadores, relativamente aos homens que usam roupa intima apertada.

Foram estas as conclusões de um grupo de cientistas da Universidade de Stanford que analisaram e seguiram 500 homens durante 12 meses, monitorizando as suas escolhas de roupa interior e a qualidade do seu esperma.

Não utiliza microondas

Aquecer a comida num tupperware pode ser prejudicial para os espermatozoides. E isto acontece porque um químico chamado bisfenol-A é libertado do plástico e impregna-se na comida.

Uma equipa de investigadores dinamarqueses, descobriu que os homens que denunciam índices mais elevados de bisfenol-A na urina, registam uma menor quantidade de espermatozoides. Recomendando que os indivíduos, sobretudo do sexo masculino, optem por recipientes de vidro.

Os cientistas alertaram ainda que o queijo, as cortinas de chuveiros, os protetores solares e os ecrãs podem também estar a arruinar o seu esperma.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório