Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 22º

Não existem heterossexuais, garante estudo

Um indivíduo pode verbalizar a sua orientação sexual, mas a resposta corporal indica informação contrária. No fundo, não há orientações fixas e a sexualidade humana é algo flúido, aponta um grupo de investigadores

Não existem heterossexuais, garante estudo
Notícias ao Minuto

18:16 - 16/03/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Orientação sexual

>'E'Excitação sexual e masculinidade-feminilidade das mulheres’ é o mais recente estudo publicado na revista de Personalidade e Psicologia Social que aborda a questão da orientação sexual heteronormativa, ou seja, todas as orientações sexuais diferentes da hetero.

Tal estudo pretendia desmistificar a ideia culturalmente definida de que a orientação sexual se define apenas como heterossexual ou gay. Mais recentemente, a bissexualidade passou a ser tida em conta, mas a sociedade nunca se desvinculou desta ideia de caraterísticas bem definidas em termos sexuais. Apesar disso, os investigadores não ficaram surpresos por concluir que o tema é bem mais complexo, focando-se na necessidade de provar que um indivíduo não tem de se definir por uma ou outra orientação, o que acontece frequentemente, levando alguns indivíduos a acreditar que são algo que não corresponde ao que verdadeiramente sentem”.

Através das respostas fisiológicas analisadas durante a visualização de material pornográfico, por parte da amostra analisada, concluiu-se que, apesar de os indivíduos indicarem uma certa orientação sexual, os seus corpos responderam positivamente tanto ao sexo heterossexual como ao homossexual. Tal conclusão foi mais notória no caso das mulheres.

Uma análise à resposta genital permitiria resultados mais conclusivos, contudo, e como refere o responsável pelo estudo, “tal seria um pouco invasivo”. Ainda assim, dos resultados desta análise os investigadores pretendem avançar com a ideia de conceito ‘maioritariamente heterossexual’, algo que já se reconhece nas mulheres, que mais do que os homens se assumem como heterossexuais, “mas se a mulher certa aparecer, talvez ela não exclua a hipótese”, aponta um dos especialistas que admite que, até então, se achava que este era um fenómeno apenas visto nas mulheres.

Em vez disso, parece que o fenómeno é comum a ambos os sexos, que apenas se retraem por questões sociais e culturais. Contudo, os estudiosos acreditam que as barreiras estão a cair, o que é algo positivo já que “oferece às crianças e jovens em crescimento uma maior diversidade de opções, para que não se sintam que têm de se ‘encaixar’ no que a sociedade define"

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório