"Considere como se quer sentir a longo prazo: cansado e irritado ou enérgico e alerta? Como petisca no aeroporto pode afetar o seu voo e até a sua viagem", alerta a nutricionista norte-americana Ginger Hultin.
Felizmente já existem muitas opções saudáveis nos aeroportos – saiba o que deve comer enquanto espera pelo avião, segundo os especialistas.
Trazer comida de casa
Uma opção inteligente para quem quer controlar o que ingere e poupar uns trocos. "É difícil transportar uma refeição completa, mas gosto de levar comigo tangerinas, sandes de manteiga de amendoim, nozes, amêndoas e frutos secos – alimentos ricos em proteína e fibra. Assim evito ficar com fome e devorar alimentos menos saudáveis à venda nesses espaços", diz a médica Autumn Ehsaei.
Fruta e vegetais
Até nos terminais mais pequenos é possível encontrar fruta à venda, como maçãs, bananas ou saladas de alface. "Tento procurar por fruta ou vegetais nos aeroportos porque assim consigo ingerir fibra, água e também açúcar. Estes alimentos ajudam-me a sentir com mais energia e menos soturna", explica Ehsaei.
Iogurtes
"Quando não tenho tempo para tomar o pequeno-almoço antes do voo, compro um iogurte grego natural e como-o com uma banana. A gordura saudável do iogurte saceia o organismo", diz o nutricionista Sydney Greene.
Chocolate preto
"O chocolate preto é rico em antioxidantes e apesar de não ser propriamente um alimento saudável, uma porção tem cerca de 160 calorias e satisfaz a necessidade de açúcar do corpo", defende o médico Keith-Thomas Ayoob.
Batidos
Se está com fome e sede opte por ingerir um batido, sugere a nutricionista Claire Martin. Vai satisfazê-lo, sem que consuma muitas calorias, e geralmente são fáceis de encontrar nos terminais.
Nozes e sementes
Disponíveis em pacotes que cabem no bolso ou na carteira, nozes e outras sementes contém proteína, gorduras saudáveis e fibra, o que os torna uma opção ideal para petiscar enquanto espera. Mas atenção: evite consumi-los com sal, alerta a especialista Amanda Markie.
Barras energéticas ou de proteína
Escolha com cuidado, já que muitos destes snacks são ricos em açúcar. "Procure uma barra com menos de dez gramas de açúcar e com o menor número de ingredientes que conseguir encontrar", afirma a clínica Ali Tager.