Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Respirar pelo nariz é melhor para a saúde

Pranayama é a técnica de yoga que se foca na respiração, no sentido de melhorar a saúde e sensibilidade à dor.

Respirar pelo nariz é melhor para a saúde
Notícias ao Minuto

14:50 - 09/03/18 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Respiração

Feche a boca e inspire pelo nariz contando até quatro, aguente e expire também pelo nariz, bem devagar. Observe o movimento do seu diafragma e sinta o calor da sua respiração. Já testou? Parabéns, é um iniciante da prática de respiração pranayama.

É assim que o El Mundo descreve a técnica, que tem ganho destaque pelos seus benefícios para a saúde. Em primeiro lugar, porque a respiração profunda e pausada reduz a sensibilidade à dor, ideal para quem tem problemas de acidez no estômago.

Além disso, respirar de forma lenta e controlada, ajuda a estimular o nervo vago – principal componente do sistema nervoso – o que resulta na “redução dos níveis de inflamação do organismo, melhora a função cardiovascular, reduz a tensão arterial e ajuda ao correto funcionamento do metabolismo”, aponta o jornal espanhol.

E se quisermos ir mais longe, diz um estudo publicado na revista “Breath” que praticar entre 8 a 10 vezes a pranayama reduz a mortalidade e aumenta a esperança de vida, além de a tornar mais serena, já que um órgão muito sensível a esta respiração é o cérebro. A ilustrar esta ideia, está o exemplo de memória: recordamos mais facilmente um objeto quando o vemos no momento da inalação do ar, mas tal só acontece quando respiramos pelo nariz.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório