Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Não tomar pequeno almoço aumenta risco de obesidade

A probabilidade de sofrer deste problema é de 1,5 maior no caso de quem salta a primeira refeição do dia.

Não tomar pequeno almoço aumenta risco de obesidade
Notícias ao Minuto

09:27 - 05/03/18 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Pequeno-almoço

Oito em cada dez adultos toma sempre o pequeno almoço, 2% nunca o faz e 1,6% toma apenas café ou chá. Estes são alguns dos dados que resultam do estudo sobre ‘Hábitos de pequeno almoço e diferenças na relação com a obesidade abdominal’, feito pela Fundação Espanhola da Nutrição.

Embora a amostra de estudo seja espanhola, o caso é tão grave quanto comum noutros países, dos quais Portugal não fica de fora, com uma alimentação e estilo de vida semelhante à espanhola.

Como preferência para a primeira refeição do dia estão alimentos como leite e outros lacticínios, seguido de cereais. Menos de metade da população tem em atenção a presença de proteína nesta refeição.

Mas a par do pequeno-almoço pouco nutrido, também a sua falta é uma realidade comum, principalmente nos jovens entre os 18 e os 29 anos, sendo o caso mais frequente nos homens.

Como refere Rosa María Ortega, diretora do grupo de investigação responsável pelo presente estudo, o pequeno almoço contribui em muito para a energia de cada indivíduo, representando 16,7% do consumo diário.

Um pequeno almoço fico em proteína, que lhe deixe saciado e evite que coma demasiado nas restantes refeições, é pois um meio de prevenir uma má alimentação ao longo do dia, que se baseia num consumo exagerado de calorias.

Além disso, saltar o pequeno almoço obriga o corpo a ir buscar energia à gordura acumulada, já que não houve ingestão de alimentos que permita ao organismo criar glucose com base no que se come. Tal pode parecer positivo, uma forma de diminuir a gordura corporal como muitos defendem, contudo, quando tal acontece, ao almoçar o corpo já não carece dos nutrientes que ingere, embora sinta fome. Embora os estudos que defendam esta ideia sejam pouco aprofundados refutam que há vantagens em começar o dia sem pequeno almoço.

A par do risco de obesidade, os problemas da ausência de pequeno almoço passam por problemas nas artérias e um pequeno almoço completo e equilibrado ajuda a prevenir a diabetes de tipo 2.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório