Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Cinco maneiras tornar uma corrida de longa distância menos agressiva

É um treino bastante intenso para o seu corpo, deve por isso ter em conta as forças de diminuir os seus efeitos.

Cinco maneiras tornar uma corrida de longa distância menos agressiva
Notícias ao Minuto

11:10 - 02/02/18 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Corrida

Quer se esteja a preparar para uma maratona ou simplesmente porque corridas de longa distância fazem parte do seu treino, há cuidados a ter.

Correr 30, 40 ou mais quilómetros não é uma prática comum a que o corpo esteja preparado. Há um grande esforço, que não se cinge a nível muscular e deve ser compensado por boas práticas de preparação, que passam pela alimentação e não só.

Com base em diversos estudos que analisam os efeitos que a corrida tem o nosso organismo, a revista Women’s Health UK aponta cinco medidas relacionadas com cinco grandes áreas, que são gerais e facilmente adaptadas ao quotidiano de qualquer corredor.

Respiração: a adrenalina que se sente durante e após uma corrida de longa distância é extrema e afeta a função da glicose nos músculos, célula responsável por fornecer energia. Para baixar o batimento cardíaco, e desacelerar a respiração, inspire e expire algumas vezes com uma mão sobre o peito e outra na barriga.

Energia: É comum a perda de energia, mesmo aos que estão mais à vontade com a corrida, e tal como no ponto anterior, tem a ver com a falta de glicogéneo. Para o evitar, garante 60 gramas de hidratos de carbono por hora, através de bebidas ou géis.

Alimentação: A falta de fibra pode levar a casos graves (para depois ou mesmo durante a corrida) como dores extremas ou diarreia. A falta de fibra nos músculos é uma das falhas comuns, que se previne com uma alimentação mais adaptada ou com a ajuda de suplementos.

Preparação: quando corre, a força que coloca em cada passo tem o dobro do seu peso – tal afeta os joelhos, tornozelos e ancas, mas os efeitos podem ser reduzidos com o treino certo, que reforça o corpo e o prepara para a tensão.

Pós prova: Numa maratona, um adulto perde em média 2600 calorias, o que prova o seu grande desgaste de energia. Embora possa ser aliciante, não pare por completo mal termine a prova: a quebra na pressão sanguínea fá-lo-á ficar tonto.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório