Meteorologia

  • 23 JANEIRO 2022
Tempo
10º
MIN 6º MÁX 14º

Edição

Ainda não deixou de fumar? Então tenha em conta estas dicas alimentares

O tabagismo é uma das principais causas de cancro em todo o mundo, mas é também um dos hábitos mais difíceis de perder. Se é o seu caso, então aprenda a ver a alimentação como uma aliada.

Ainda não deixou de fumar? Então tenha em conta estas dicas alimentares

A promessa repete-se de ano para ano, mas à medida que o tempo vai passando parece que é cada vez mais difícil ir em frente com o objetivo traçado. Apesar de todos os alertas existentes e de todos os dados assustadores que são constantemente apresentados, o tabagismo continua a ser uma realidade mundial e um dos hábitos mais difíceis de perder.

Entre tentativas para deixar de fumar e potenciais recaídas, nada como proteger o organismo das agressões que cada cigarro traz e, para isso, o mais indicado é apostar numa dieta rica em fotoquímicos, componentes capazes de combater os radicais livres e prevenir o aparecimento de problemas de saúde, estejam eles diretamente associados ao tabagismo ou não. Porém, importa salientar que a alimentação não faz milagres, muito menos quando o hábito de fumar é já de longa data.

Tal como destaca o El País, para que a pessoa consiga proteger-se (dentro do possível, claro) de toda a ação nociva do tabaco é importante reforçar a ingestão de antioxidantes, com especial atenção para alimentos que sejam ricos em vitamina C, A e E e ainda detentores de bons níveis de selénio e cobre.

O reforço no consumo de vitaminas do grupo B e ainda de minerais como o cálcio, o ferro, o iodo e o magnésio são também as recomendações mais recentes da ciência para que o impacto do tabagismo seja atenuado, algo que fica também beneficiado com o consumo de substâncias fitoquímicas e bioativas.

Cereais integrais, frutas e vegetais são o trio dominante, mas importa consultar um médico ou nutricionista para perceber qual o plano alimentar mais adequado, sendo que a redução do consumo de alimentos processados, açucarados e salgados (todos eles inflamatórios) é sempre uma mais-valia.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório