Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Estes produtos de beleza não combinam entre si

Não é só o produto mais indicado à sua pele – importa também saber que ingredientes pode e deve misturar.

Estes produtos de beleza não combinam entre si
Notícias ao Minuto

17:10 - 31/01/18 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Rotina

Com os mil e um produtos que encontramos, cada vez mais específicos, por vezes torna-se difícil saber quando e como os usar. Falamos aqui sobre as formas de tornar a rotina de beleza mais eficaz, sendo que uma das medidas é ter em atenção a ordem com que colocamos os produtos, mas há mais a considerar, nomeadamente os principais ingredientes de cada produto, como conta o The Huffington Post, depois de falar com três dermatologistas.

Antes de saber o que não misturar, convém saber os principais ingredientes a incluir na rotina de beleza. Os mais recomendados são a Vitamina C, retinol (presente em muitos cremes anti-idade e hidroxiácidos (AHA e BHA), que encontra em cremes anti-idade ou exfoliantes, por exemplo. O protetor solar também deve fazer parte da rotina diária, e não apenas no verão.

A vitamina C é anti-oxidante, sendo usada para recuperar a pele dos danos da idade e poluição, além de ajudar na redução de manchas escuras. Embora o retinol também diminua as manchas de cor, estes dois ingredientes funcionam em ambientes com pH diferentes: a fórmula da vitamina C é mais eficaz com um pH inferior a 3,5, enquanto o retinol funciona com um pH de 5,5 ou 6. Tal leva a concluir que, quando misturados, a sua eficácia reduz, sendo recomendado que opte pela vitamina C de manhã, em sérum, por exemplo, e retinol no creme de noite.

Pelo contrário, a vitamina C pode e deve ser conjugada com o protetor solar - há inclusive protetores que contém essa vitamina, pela eficácia que é a sua junção contra o sol.

No caso dos hidroxiácidos, evite juntar AHA e BHA. Por serem ambos ingredientes ácidos, a sua aplicação em conjunto é demasiada agressiva para a pele, o que pode resultar em pele excessivamente seca. Ainda melhor do que colocar um de manhã e outro à noite, será optar pelos cremes em diferentes dias da semana, recomendam os especialistas.

Em conclusão, o melhor será informar-se com o seu dermatologista sobre a sua rotina diária e tentar adaptá-la a que seja menos agressiva e mais eficaz possível para a pele. Além disso, os dermatologistas referem que o creme mais essencial ao seu dia a dia é o protetor solar, necessário a todos os tipos de pele. “Não importa o dinheiro que gasta em óleos ou retinol e vitamina C. Se não usa um bom protetor solar, está a desperdiçar dinheiro”, refere um dos especialistas ao jornal.

Por fim, de realçar que o creme hidratante pode diminuir a eficácia de proteção do protetor solar, por isso, se tem mesmo de incluir ambos os cremes na rotina matinal, comece pelo hidratante, e deixe que a pele o absorva totalmente antes de colocar o produto seguinte.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório