Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Como saber que alguém está a mentir

Uma análise à história contada e à postura de quem a conta, e nunca mais será enganado.

Como saber que alguém está a mentir
Notícias ao Minuto

12:10 - 30/01/18 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Mentiras

Todos nós mentimos. As chamadas mentiras inocentes como “o seu email deve ter ido para o spam” ou “afinal não posso sair, dói-me a barriga”. São pequenas mentiras sem consequências que usamos para evitar alguma situação (e que frequentemente a outra pessoa sabe que não é verdade).

A par deste fator social, há mentiras mais graves que embora não tão comuns, são um sério problema para o mentiroso em questão e outros que se veem de alguma forma envolvidos na mentira. E porque o ser humano é facilmente enganado neste sentido (estudos comprovam a dificuldade em identificar quando o indivíduo mente), a psicóloga Dr Elle Hendriksen  partilha como identificar se alguém é de facto mentiroso.

O estar atento às expressões do indivíduo em questão é o primeiro passo para identificar um mentiroso. Embora expressões possam estar associadas a diversas outras coisas como ansiedade ou desconforto, os mais atentos poderão identificar o chamado duping delight – um leve sorriso que se antecede a uma mentira bem sucedida.

O desviar o olhar é outra caraterística de quem mente – é um acto inconsciente de “não mentir na cara do outro”, por saber que não é correto. Ainda a nível de observação, atente que as palavras mentem mais que a postura corporal. Ouvir alguém dizer “podes contar comigo” mas notar a falta de vontade com um leve abanar da cabeça, pode sugerir uma ideia contrária à verbalizada.

A par do que observa, aquilo que ouve de um possível mentiroso é igualmente relevante. Quando uma história é contada com uma ordem cronológica muito definida, poderá querer dizer que é falsa. Ao descrever um assunto, é normal que se volte atrás com algum pormenor por exemplo, mas quando se está a mentir, a história foi ensaiada, sendo por isso meticulosamente contada, bem como com demasiados pormenores.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório