As tartarugas são quase todas fêmeas e a culpa é do aquecimento global

É a conclusão de um recente estudo que analisou as tartarugas da Grande Barreira do Norte, na Austrália.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
22/01/2018 10:00 ‧ 22/01/2018 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Aquecimento global

É fácil concluir: se a temperatura dos ovos está associada com a determinação do sexo das tartarugas verdes e a temperatura da Grande Barreira do Norte está a aumentar de ano para ano, o resultado será uma população maioritariamente feminina.

Os dados são mais que contrastastes e põem em risco a população de tartarugas nesta zona da Austrália, como conclui um estudo publicado no site oficial da WWF (World Wild Life).

Para análise, foram capturadas tartarugas do Norte e Sul da Grande Barreira do Coral que através de testes genéticos foram identificadas pelo sexo e zona de nascimento. Os dados revelam que, nas águas quentes do norte do coral, 99,1% das tartarugas jovens, 99,8% das pré-adultas e 86,8% dos adultos eram fêmeas. Já nas águas do sul do coral, mas frias, apresentaram um valor mais moderado das quais 69% eram fêmeas.

Os dados provam que a temperaturas das águas do norte da Grande Barreira do Coral aumentaram exponencialmente nas últimas duas décadas, colocando em risco várias espécies além da Tartaruga Verde.

A Grande Barreira do Coral é um dos ambientes marinhos mais ricos do mundo, sendo o habitat de mais de 1500 espécies de peixes, seis das sete espécies ameaçadas de tartarugas marinhas e mais de 30 espécies de mamíferos marinhos.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas