O corpo humano é uma ‘caixinha’ de surpresas. Mesmo quando pensamos que já o conhecemos por completo, que dominamos todas as suas manhas e que conseguimos prever as suas reações, eis que surge algo novo e completamente inesperado.
É o que acontece com os tremor de mãos, uma situação quase sempre meramente pontual mas que, muitas vezes, veio para ficar e pode mesmo ser um sinal de que algo de errado se passa com a saúde.
Como explica a revista Prevention no seu site, ter as mãos constantemente a tremer por ser um sinal de tremor crónico, uma patologia que afeta uma em cada 25 pessoas em todo o mundo, estimando-se que tenha sido já diagnosticada em 4% da população. Este tipo de tremor pode ser bastante suave, mas pode ser também bastante impactante, comprometendo a capacidade da pessoa fazer algumas tarefas básicas do dia a dia. O consumo exagerado de bebidas alcoólicas pode desencadear e/ou agravar o problema.
A doença de Parkinson é, possivelmente, a causa mais conhecida e visível dos tremores de mão, que podem ainda aparecer à boleia de estados de stress elevado ou de um consumo exagerado de cafeína.
Alguns fármacos, como aqueles que são usados para tratar de problemas respiratórios, podem ter como efeito secundário a tendência para ter as mãos sempre a tremer, diz a publicação, destacando ainda que a fadiga é também uma causa comum deste problema, podendo os tremores não afetar apenas as mãos.