Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Sem telemóveis e consolas. Dicas para um dia de Natal em família

Se o dia 24 é marcado pela expectativa e ansiedade na troca de prendas, o dia 25 é para muitos um tédio. Mas a culpa é das atividades escolhidas – ou mesmo da falta de atividades.

Sem telemóveis e consolas. Dicas para um dia de Natal em família
Notícias ao Minuto

08:30 - 25/12/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Festividades

Uns a dormir, outros 'agarrados' ao telemóvel. Há ainda quem esteja sempre ligado ao computador ou preso a um jogo de consola. É assim o dia de Natal em sua casa? Está na hora de mudar o cenário e aproveitar o momento em família ao máximo.

"Não podemos ter a expetativa irrealista de que durante a noite e o dia de Natal estes dispositivos serão completamente deixados de parte", começou por nos dizer num artigo de opinião a médica Maria Laureano, pedopsiquiatra na Unidade Psiquiátrica Privada de Coimbra. Mas não é por não deixarmos de usar os gadgets que isso quer dizer que o Natal tenha de ser um momento aborrecido. Pelo contrário.

O dia de Natal é o momento ideal para aproveitar que a família está toda reunida e dar vida a momentos de diversão, momentos esses que devem incluir os miúdos e os graúdos. Os jogos de mímica, o tradicional Bingo, os jogos de tabuleiro em equipa e os desafios de cartas são algumas das opções para passar o dia de Natal de forma divertida, descontraída e ligada à família. As peças de teatro improvisadas são também uma forma de manter todos entretidos.

E como o Natal pede ainda uma reflexão sobre tudo o que se faz, esta é também a altura ideal para ensinar algo de novo às crianças, como a importância de reaproveitar determinados materiais.

Deste modo, ao invés de entreter os mais novos com os brinquedos que receberam, o Natal é a época ideal para meter as mãos à massa... e de duas formas distintas. Uma parte do dia de Natal pode ser passada na cozinha ora a fazer biscoitos festivos e adornados com as cores da época, recorrendo à farinha, ao açúcar e as às frutas que sobraram dos restantes doces.

Outra parte do dia pode ser dedicada a dar uma nova vida ao papel que sobra dos embrulhos dos presentes, criado uma pasta que pode ser usada para criar máscaras, objetos ou para fazer folhas recicladas. Afinal, a sustentabilidade deve ser uma das palavras de ordem nesta época do ano.

Escolher um filme que seja do agrado de todos, ou aproveitar a tarde para um passeio em família junto à praia ou ao campo são outras opções para um Natal com mais emoções e menos tecnologia.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório