Uma dúzia de dicas para umas festividades mais 'light'

Nutricionista mostra como combinar opções mais com as tradicionais 'delícias' dos menus de Natal e Passagem de Ano pode ser suficiente.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
16/12/2017 06:10 ‧ 16/12/2017 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle

Nutrição

Já vamos a meio de dezembro e os jantares de Natal e final de ano parecem não terminar. Estas reuniões repletas de comida e bebida são dos momentos mais apreciados do ano, mas há sempre a tentação de se exagerar.

Apesar de o Natal e a Passagem de Ano serem épocas de excessos - mais não seja por se escapar tantas vezes num só mês à rotina -, isso não quer dizer que seja 'perdido por cem, perdido por mil'. A nutricionista Natasha Terra lembra que é possível equilibrar a necessidade de manter a alimentação saudável à vontade de consumir as iguarias próprias dessa época.

Para isso, a especialista dá dicas de como introduzir opções mais saudáveis de alimentos nos menus típicos da quadra festiva. Eis os conselhos a ter em conta:

• Para as entradas, faça saladas com muitos vegetais de folha verde, seja espinafre, alface, agrião, rúcula, etc. Acrescente sementes de sésamo torradas ou semente de girassol na salada, pois ajudam a aumentar os níveis de saciedade. Saladas de grão- de-bico, além de deliciosas, são nutritivas e também prometem travar a gula.

• Se for servir outros 'petiscos' antes do prato principal, evite biscoitos ou amendoins salgados e queijos gordurosos. Prefira queijos magros. Um mix de castanhas e frutas secas, torradas integrais ou biscoitos de arroz também podem ser opções.

• Tortas e bolos devem ser evitados como acompanhamentos, pois possuem grandes quantidades de hidratos de carbono à base de farinha de trigo.

• Ainda no que diz respeito aos acompanhamentos, evite comprar os que já estão feitos, pois as refeições pré-confecionadas são altamente processadas.

• Opte por ingredientes lights nas receitas, como maionese caseira, requeijão e iogurte desnatado, se necessário. Aqui, ler o rótulo é fundamental para saber se se trata ou não de um alimento com baixo teor de gordura.

• Combine melhor as fontes de hidratos de carbono e evite misturar vários tipos de uma só vez.

• Dê uma oportunidade ao bacalhau... e a todos. Não se esqueça que há alternativas à batata.

• Claro, o peru também pode ser uma opção, desde que seja cozinhado em pouca gordura.

• Evitar os fumados, seja no prato principal (no peru recheado, por exemplo) ou como petisco de entrada.

• Aproveite as frutas dessa época para fazer sobremesas.

• Evite fazer várias opções de sobremesa, quanto menos tentações, melhor.

• Fique de olho nos panetones, pois estes bolos são altamente calóricos. Uma fatia de 45 gramas de panetone, por exemplo, possui cerca de 160 calorias.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas