Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

Uma dúzia de dicas para umas festividades mais 'light'

Nutricionista mostra como combinar opções mais com as tradicionais 'delícias' dos menus de Natal e Passagem de Ano pode ser suficiente.

Uma dúzia de dicas para umas festividades mais 'light'
Notícias ao Minuto

06:10 - 16/12/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Nutrição

Já vamos a meio de dezembro e os jantares de Natal e final de ano parecem não terminar. Estas reuniões repletas de comida e bebida são dos momentos mais apreciados do ano, mas há sempre a tentação de se exagerar.

Apesar de o Natal e a Passagem de Ano serem épocas de excessos - mais não seja por se escapar tantas vezes num só mês à rotina -, isso não quer dizer que seja 'perdido por cem, perdido por mil'. A nutricionista Natasha Terra lembra que é possível equilibrar a necessidade de manter a alimentação saudável à vontade de consumir as iguarias próprias dessa época.

Para isso, a especialista dá dicas de como introduzir opções mais saudáveis de alimentos nos menus típicos da quadra festiva. Eis os conselhos a ter em conta:

• Para as entradas, faça saladas com muitos vegetais de folha verde, seja espinafre, alface, agrião, rúcula, etc. Acrescente sementes de sésamo torradas ou semente de girassol na salada, pois ajudam a aumentar os níveis de saciedade. Saladas de grão- de-bico, além de deliciosas, são nutritivas e também prometem travar a gula.

• Se for servir outros 'petiscos' antes do prato principal, evite biscoitos ou amendoins salgados e queijos gordurosos. Prefira queijos magros. Um mix de castanhas e frutas secas, torradas integrais ou biscoitos de arroz também podem ser opções.

• Tortas e bolos devem ser evitados como acompanhamentos, pois possuem grandes quantidades de hidratos de carbono à base de farinha de trigo.

• Ainda no que diz respeito aos acompanhamentos, evite comprar os que já estão feitos, pois as refeições pré-confecionadas são altamente processadas.

• Opte por ingredientes lights nas receitas, como maionese caseira, requeijão e iogurte desnatado, se necessário. Aqui, ler o rótulo é fundamental para saber se se trata ou não de um alimento com baixo teor de gordura.

• Combine melhor as fontes de hidratos de carbono e evite misturar vários tipos de uma só vez.

• Dê uma oportunidade ao bacalhau... e a todos. Não se esqueça que há alternativas à batata.

• Claro, o peru também pode ser uma opção, desde que seja cozinhado em pouca gordura.

• Evitar os fumados, seja no prato principal (no peru recheado, por exemplo) ou como petisco de entrada.

• Aproveite as frutas dessa época para fazer sobremesas.

• Evite fazer várias opções de sobremesa, quanto menos tentações, melhor.

• Fique de olho nos panetones, pois estes bolos são altamente calóricos. Uma fatia de 45 gramas de panetone, por exemplo, possui cerca de 160 calorias.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório