Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Este Natal, surpreenda com um risoto de polvo com cogumelos

Quer surpreender os seus familiares na Consoada ou os amigos num dos muitos jantares de Natal que tem este mês? Então vá mais além do bacalhau com todos e aventure-se num prato italiano... mas com sabores bem portugueses.

Este Natal, surpreenda com um risoto de polvo com cogumelos
Notícias ao Minuto

20:00 - 05/12/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Receita

Olhar para a agenda no mês de dezembro sem levar as mãos à cabeça (e à barriga) é quase impossível. Entre compras de presentes para amigos, familiares e colegas de trabalho, há ainda uma imensidade de convívios e jantares natalícios... e um deles é lá em casa e sem nada pensado para cozinhar. Mas não entre já em pânico.

Se gosta de cozinhar e, sobretudo, de surpreender tudo e todos ao reinventar tradições e apresentar pratos com sabores fortes e memoráveis - sim, porque há mais vida além do bacalhau com todos nesta quadra festiva -, então temos aqui o que precisa.

O Chef Vítor Almeida, formado pela Escola de Hotelaria e Turismos do Porto e agora diretor da AESAcademy – Academia de Culinária foi desafiado pela Brasmar para criar uma receita - enviada em exclusivo ao Lifestyle ao Minuto - que o vai fazer vestir o avental num abrir e fechar de olhos e criar um prato que promete agradar a miúdos e graúdos neste Natal.

Pronto para se aventurar num prato italiano... mas com sabores bem portugueses?

Risoto de Polvo com Cogumelos, da autoria do Chef Vítor Almeida.

Ingredientes para 10 pessoas: "1 kg arroz para risoto; 2 kg Polvo Brasmar; 3 cebolas médias; 3 dentes de alho picados; 20 cl de vinho tinto; 100 gr de cogumelos frescos tipo Paris; 1 ramo de coentros frescos picados; piripiri q.b; 10 dl de azeite; 1 colher de sopa manteiga ou margarina; 30 gr de queijo raspado tipo parmesão".

Preparação: "Cozer o polvo Brasmar, depois de bem lavado, numa panela com um fundo de água e uma cebola inteira, durante cerca de 45 minutos. Retirar o polvo Brasmar e cortar a cabeça e as pontas das pernas em pequenas porções. Reservar a água da cozedura. Para o risoto, colocar o azeite no fundo de um tacho, o alho e as duas cebolas picadas. Deixar refogar um pouco. Juntar os cogumelos frescos, previamente cortados, em quatro ou laminados. Retirar com uma escumadeira e guardar. Colocar o arroz de risoto e fritar um pouco até vidrar. Adicionar meio copo de vinho tinto e deixar sair o álcool. Juntar, aos poucos, a água da cozedura do polvo (3 vezes) e deixar ferver até ficar al dente. Na operação final acrescentar os pedaços do polvo e os cogumelos, a colher de manteiga ou margarina e pouco de queijo raspado (tipo parmesão). Servir com coentros picados".

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório