Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

DPOC. A doença incurável... mas que pode ser evitada

Caraterizada pela redução do fluxo de ar, esta doença é uma das consequências mais diretas do fumo do tabaco.

DPOC. A doença incurável... mas que pode ser evitada
Notícias ao Minuto

19:09 - 20/11/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Carreira

Chama-se doença pulmonar obstrutiva crónica, dá-se a conhecer pela sigla DPOC, não tem cura... mas pode ser evitada. A DPOC carateriza-se pela redução gradual do fluxo de ar, uma privação que pode servir de trampolim para patologias como a bronquite, mas que, nos casos mais severos, leva mesmo à morte.

De acordo com a BBC, a doença evolui de forma lenta e muitas vezes é confundida como uma simples tosse. Apenas quando compromete a qualidade de vida e a realização de tarefas do dia a dia é que passa a ser vista como algo preocupante por parte das pessoas. Apesar de não ter cura, é possível atenuar as consequências da doença através de fisioterapia e de determinados medicamentos. A adoção de hábitos mais saudáveis permite também atenuar os efeitos da DPOC.

Entre os grupos de risco estão os fumadores - que apresentam uma maior probabilidade de padecer da doença entre os 35 e os 40 anos - e as pessoas que são diariamente expostas a vapores, substâncias que possam provocar irritação respiratória, gases, pós e produtos químicos. Quem tem um histórico de infeções respiratórias frequentes desde criança faz também parte do leque de risco.

No que diz respeito aos potenciais causadores da doença, além do tabaco e dos agentes acima mencionados, também a poluição ambiental e a poluição causada por combustíveis sólidos na cozinha ou aquecimento de ar interior podem ser responsáveis pela DPOC.

Segundo a BBC, que compilou algumas das mais recentes recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), deixar de fumar (e evitar o fumo de terceiros) e reduzir a exposição a agentes poluidores são duas formas de prevenir o aparecimento da doença. No caso de trabalhadores que estão diariamente expostos a potenciais agentes causadores da doença, o uso de uma proteção é fundamental para prevenir males maiores, assim como fazer exames regulares que possam decifrar a doença atempadamente.

A prática de exercício físico, especialmente em locais de ar puro, e uma alimentação saudável são outros dois fatores a ter em conta na hora da prevenção da DPOC.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório