Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Esqueça a banana, estes alimentos têm ainda mais potássio

Fundamental para a saúde muscular, óssea, nervosa e circulatória, o potássio é um dos minerais mais presentes no corpo humano... mas a sua inclusão numa alimentação saudável e variada é imperativo.

Esqueça a banana, estes alimentos têm ainda mais potássio
Notícias ao Minuto

15:00 - 19/11/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

O potássio é um mineral essencial para a vida humana. Por ter uma ação ativa na saúde muscular, óssea, nervosa e circulatória, o potássio assume-se como um dos protagonistas na prevenção de doenças cardiovasculares e ainda como um dos principais impulsionadores de uma melhor saúde mental. Mas não só.

Este que é um dos minerais com maior presença no organismo humano é ainda responsável por um metabolismo regulado (algo que não só dá, por si só, mais saúde), mas também ajuda a controlar o peso. Aliviar as dores, combater o stress e ansiedade, equilibrar os níveis de fluidos e estimular o uso de cálcio são outras das funções deste mineral, muitas vezes apenas associado à banana.

Apesar de a banana ser um dos alimentos com maior teor de potássio (422 mg por unidade média), a verdade é que está longe de ser a única fonte de potássio por excelência. Como escreve a revista Prevention no seu site, a batata-doce é também um dos alimentos a incluir na alimentação, uma vez que uma unidade de tamanho médio oferece 542 mg deste mineral, cerca de 12% da dose diária recomendada - que é de 4,700 mg por adulto saudável.

Já a batata tradicional oferece 941 mg de potássio e o molho de tomate (preferencialmente caseiro e sem aditivos) equivale a 728 mg (quantidade para uma chávena). E a acelga? Pois bem, este vegetal de cores vibrantes oferece 691 mg por cada chávena de alimento cozinhado.

No leque de alimentos com mais potássio do que a banana estão ainda a melancia (641 mg em duas fatias), os espinafres congelados (540 mg por chávena), a beterraba (518 mg por chávena) e o feijão preto (739 mg por chávena). O atum em lata, por seu turno, oferece 487 mg e o edamame cerca de 676 mg por chávena.

Presente em muitos pratos de outono, o abóbora-manteiga é também uma excelente fonte de potássio, bastando uma chávena deste alimento para oferecer 582 mg do mineral.

Para quem pretende um snack saudável e com bons níveis de potássio, então o iogurte é a melhor opção, uma vez que o iogurte tradicional não açucarado e sem sabores contém 573 mg de potássio.

E qual a melhor fonte de potássio de todas? O feijão branco. Diz a publicação que um simples chávena desta leguminosa cozinhada oferece nada mais, nada menos do que 1,189 mg de mineral.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório