Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

O que comer e beber para travar a dor de garganta

Veja como simples combinações podem ajudar a aliviar a dor de garganta e evitar tomar medicamentos.

O que comer e beber para travar a dor de garganta
Notícias ao Minuto

19:02 - 16/11/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Carreira

A dor de garganta costuma ser o primeiro sinal de que 'algo' está para chegar, seja uma gripe, uma constipação, uma amigdalite ou até mesmo uma faringite.

Comum nos meses mais frios, em que o pescoço fica facilmente à mercê de oscilações de temperatura (como acontece quando se põe e se tira o cachecol), a dor de garganta pode ser bastante penosa, interferindo com a capacidade de comer, falar e até mesmo respirar.

A toma de medicamentos atempadamente receitados por um médico é das formas mais eficazes de travar o que causou tal inflamação, mas a verdade é que é na cozinha que estão os ingredientes mais naturais que prometem atenuar a dor e mantê-la bem longe por algum tempo.

A água de alcaçuz, por exemplo, é um dos melhores 'remédios caseiros', tendo um estudo publicado há dois anos concluído que esta bebida ajuda a reforçar o sistema imunitário, especialmente quando ingerida ao longo de seis dias. Bochechar esta bebida durante um minuto ajuda também a atenuar a dor, em particular nos casos pós-operatório.

Qualquer chá é também bem-vindo na hora de cuidar da garganta, uma vez que esta bebida promove a hidratação e oferece sempre um reforço do sistema imunitário, deixando o organismo capaz de combater infeções mais graves e que muitas vezes afetam a garganta. Ao chá pode-se ainda juntar o mel, um anti-inflamatório nato altamente eficaz.

O gengibre é também dos alimentos mais importantes para manter ativo o escudo protetor do organismo. Esta raiz pode ser consumida como condimento ou como protagonista de um chá. E esta é a melhor maneira de o fazer.

Os mais gulosos podem ainda aproveitar a dor de garganta para comer... gelados. Os alimentos frios promovem um alívio da dor, contudo, deve-se optar por gelados que não tenham produtos lácteos na sua composição, sob a pena de aumentarem os marcadores inflamatórios.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório