Meteorologia

  • 25 NOVEMBRO 2017
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 15º

Edição

Os três tipos de alimentos que mais ajudam a controlar o apetite

Se está a tentar emagrecer, mas não quer passar fome, estes alimentos não podem faltar nas suas refeições.

Os três tipos de alimentos que mais ajudam a controlar o apetite
Notícias ao Minuto

10:10 - 17/10/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Dieta

Para ter uma alimentação saudável deve variar muito as suas escolhas, promovendo a ingestão dos nutrientes essenciais, devem selecionar os métodos mais saudáveis de confeção dos alimentos e ainda comer várias vezes ao dia e mastigar devagar.

Se o seu objetivo é emagrecer, mas não quer passar fome, dar uma certa preferência a alguns grupos alimentares pode ajudá-lo a manter-se saciado por mais tempo sem comer tanto e ajudar a controlar o apetite e a vontade de comer.

Com base no Guia Alimentar brasileiro a BBC Brasil revelou os três tipos de alimentos que mais ajudam a controlar o apetite e que, portanto, podem ajudar quem procura controlar compulsões alimentares ou emagrecer:

Fibras e grãos. Frutas, verduras, legumes, leguminosas, arroz, aveia, quinoa, frutos secos, sementes de linhaça ou chia são alimentos ricos em fibras solúveis, que ajudam a controlar o apetite uma vez que promovem uma sensação de saciedade duradoura. Pode ingerir alimentos deste grupo a todas as refeições principais e também nos lanches.

Proteínas e gorduras. As proteínas e as gorduras insaturadas retardam o esvaziamento gástrico, ou seja, atrasam a saída dos alimentos digeridos para o intestino, prolongando assim a saciedade após as refeições. No grupo dos alimentos proteicos temos as leguminosas – como feijões, lentilhas, grão-de-bico, soja ou ervilhas -, as carnes, os peixes, os ovos e os laticínios. Já entre os alimentos ricos em gordura insaturada encontram-se o abacate, as castanhas, sementes oleaginosas, o azeite e outros óleos vegetais.

Alimentos termogénicos. Além dos alimentos que favorecem a saciedade e ajudam a controlar o apetite, para promover o emagrecimento também pode adicionar à sua alimentação mais alimentos com uma ação termogénica no organismo. Alimentos como malagueta, pimenta, canela, cúrcuma e gengibre aumentam a temperatura corporal e, com isso, aceleram o metabolismo basal para a produção de energia. Isso faz com que sejam queimadas mais células de gordura para serem transformadas em energia.

Seja sempre o primeiro a saber. Acompanhe o site eleito pela Escolha do Consumidor 2017.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório