Fazer alongamentos pode parecer-lhe chato, mas é essencial… para o corpo e para a mente.
A revista Best Health falou com o especialista Nikos Apostolopoulos, que revela os benefícios de fazer alongamentos, porque deve alongar antes de ir dormir e como alongar corretamente.
Os alongamentos focam-se nos músculos, mas também beneficiam tendões, articulações, ligamentos e ossos, contribuindo para o desenvolvimento da flexibilidade. O segredo é começar com calma, alongando aos poucos cada vez mais. Para conseguir fazer um alongamento completo, até onde o músculo se encontra com os tendões, o especialista recomenda que cada alongamento dure 60 segundos.
A ideia é que os alongamentos sejam gentis e que no final deixem os músculos mais relaxados, e não mais tensos, portanto se isso acontecer quer dizer que fez algo mal. Alongamentos demasiados intensos podem provocar inflamação e dor.
Quanto aos especiais benefícios de fazer alongamentos antes de ir dormir, o especialista destaca que os exercícios de flexibilidade “se forem feitos corretamente, têm um efeito calmante”. E acrescenta: “Alongar antes de ir para a cama, não só ajuda a relaxar a mente e o corpo, também o ajuda a dormir melhor. Quando prepara o corpo para dormir através de alongamentos [gentis], está a ajudar o corpo a recuperar e regenerar”.