Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Creme vs sérum. Usar só um ou aliar os dois?

Variam no preço, mas também no que oferecem à pele. Fique a saber mais sobre os cremes e séruns faciais.

Creme vs sérum. Usar só um ou aliar os dois?
Notícias ao Minuto

13:10 - 28/09/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Beleza

Quando pensamos em rotinas de beleza, é quase impossível não termos a nossa mente invadida com imagens de 'mil e um' cremes. É o creme de dia, é o creme de noite, o creme para os olhos, o creme anti-rugas, o creme para a rosácea, o creme para as manchas. Mas, e os séruns?

Embora se assumam como uma das maiores e mais certeiras apostas da indústria da cosmética, os séruns continuam em segundo ou terceiro plano na rotina de beleza das pessoas. Tal poderá ser explicado pelo preço, uma vez que são mais caros, mas também pela falta de conhecimento sobre o produto em si.

Para compreender melhor em que consiste um sérum, há que colocá-lo lado a lado com o tradicional creme facial. 

Creme facial vs sérum

O creme facial é um produto concentrado e potencialmente espesso, sendo criado criado para satisfazer as necessidades básicas dos vários tipos de pele. A principal função deste produto é hidratar e proteger a pele de potenciais agentes agressores, criando, para tal, uma espécie de barreira protetora. Na sua composição, os cremes possuem boas quantidades de agentes hidratantes que previnem a evaporação da água, mantendo, assim, a pele nutrida e hidratada por mais tempo, explica o site Royal Fashionist.

Já sérum é um produto líquido, leve, não gorduroso, fluído e de rápida absorção. Este 'soro' é composto maioritariamente por água, mas o segredo da sua eficácia está nos ingredientes ativos específicos, quase sempre obtidos de plantas. Na sua composição, os séruns tendem ainda a ter menos agentes lubrificantes e espessantes, tal como os óleos de sementes ou frutos secos, lê-se no site WebMed.

"As concentrações nos séruns servem para penetrar na pele de uma forma mais rápida e fácil do que os cremes, porque [os ingredientes] não estão diluídos em hidratantes", explica a médica dermatologista Janet Prystowski em declarações ao site Dermstore.

Creme ou sérum? Ou creme + sérum?

O creme facial é uma boa opção para qualquer tipo de pessoa. Uma vez que os avanços no mundo da dermocosmética têm permitido criar um sem fim de cremes para os vários tipos de pele, respeitando, já, todas as necessidades básicas e ainda os problemas cutâneos associados ao estilo de vida atual, o creme assume-se sempre como a escolha mais segura e acertada, desde, claro, que a pessoa saiba escolher o creme mais indicado para si. Mas pode não ser suficiente.

Quando a ação do creme fica aquém do desejado, é possível que seja necessário adicionar o sérum à rotina de beleza, devendo funcionar como complemento ao creme, aumentado a eficácia do mesmo e, com isso, fornecendo à pele tudo o que necessita de uma forma mais célere.

No caso das peles com propensão para a acne cujo o creme já pouco ou nada faz para contariar a situação, deve-se procurar um sérum que seja rico em vitamina C, retinol, zinco ou ácido salicilico. Já quando a pele é seca, o melhor é procurar na composição do sérum ingredientes como a vitamina E, a niacinamida, o ácido glicólico e o ácido hialurónico. Diz o site Into The Gloos que os séruns com extratos de chá verde, por exemplo, são dos melhores para evitar o envelhecimento precoce da pele, podendo ser usados como complemento ao creme diário.

Cuidados básicos no uso de séruns

Por serem altamente concentrados e de rápida absorção, os séruns devem ser usados em quantidades muito reduzidas, bastando poucas gotas por dia para dar à pele o que precisa. Em alguns casos, os séruns devem ser vistos apenas como um tratamento intensivo de curta duração e não um hábito a longo prazo.

Quem possui uma maior oleosidade natural deve apostar no sérum como um complemento, já quem tem algum tipo de condição cutânea crónica, como o eczema ou a rosácea, deve procurar um sérum que tenha sido criado especificamente para esse fim, não podendo, por isso, usar um sérum qualquer. Em causa, está a ação demasiado rápida do produto, ação essa que pode causar uma irritação na pele, diz o site WebMed.

Além disso, e uma vez que os séruns possuem quantidades bem menores de hidratantes do que os cremes, também as pessoas com a pele seca ou a precisar de uma hidratação extra devem evitar este produto ou então procurar os que são criados apenas para combater a secura da pele.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório