Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Creme, leite, loção e manteiga corporal. Existem mesmo diferenças?

Mais do que olhar a marcas ou propriedades, há que olhar a texturas.

Creme, leite, loção e manteiga corporal. Existem mesmo diferenças?
Notícias ao Minuto

18:06 - 22/09/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Pelé

Cuidar da pele é muito mais do que 'lutar' pela sua suavidade e firmeza. Aquele que é o maior órgão do corpo humano e a verdadeira armadura que nos veste merece mais atenção e os melhores cuidados de todos, incluindo aqueles mais 'banais' que acontecem quase automaticamente na rotina diária de beleza.

E não faltam opções para mimar devidamente a pele: há um sem fim de cremes, loções, leites e até mesmo manteigas corporais. Mas será que sabemos mesmo escolher o mais indicado? Possivelmente não.

Para saber qual o melhor cosmético a aplicar diretamente na pele, há que saber em que consiste o produto em causa, pois, a verdade é que existem mesmo diferenças e que estas são notória, estando o bem-estar da pele dependente disso mesmo (e, claro, dos ingredientes que cada produto tem na sua composição).

Comecemos, então, pelas diferenças entre estas variedades.

Creme corporal - De textura leve e suave, mas ao mesmo tempo viscosa, o creme corporal é uma mistura de água com óleos (na proporção ideal de 50%-50%), tendo como objetivo penetrar na pele e criar uma espécie de barreira protetora, mantendo-a hidratada e prevenindo que fique seca.

Leite corporal - Mais líquido e leve do que o creme e até mesmo do que a loção corporal, o leite deve ser aplicado depois do banho. Por ter uma fórmula um tanto ou quanto mais avançada, deve ser espalhado na pele quando esta está mais propensa a receber todas as propriedades, o que acontece depois do banho.

Loção corporal - Menos pegajoso do que o creme, a loção corporal consegue ser mais rapidamente absorvida pela pele. De acordo com o site LiveStrong, a loção corporal é a opção mais indicada para quem não tem uma pele muito seca.

Manteiga corporal - Tal como a manteiga que comemos, aquela que colocamos no corpo tem uma textura mais densa e até mesmo granulada, sendo, por vezes, difícil de espalhar pela pele. Além de ter uma validade maior do que o creme e a loção corporal, conta o site Spa de Solei, a manteiga tem como protagonistas não a água, mas sim uma mistura de óleos transporadores (que fazem com que os nutrientes cheguem ao 'sítio' certo da pele) e manteigas essenciais, maioritariamente de origem natural (cacau, manga, carité, etc.) e repletas de gorduras saudáveis e minerais. A manteiga corporal é indicada para uma maior nutrição da pele, sendo muitas vezes recomendada por dermatologistas.

Então, que tipo de produto devo escolher?

Embora cada produto tenha os seus ingredientes e propriedades, na hora de selecionar um produto de beleza ou cosmética, há sempre um fator a ter em conta: o tipo de pele.

Respeitar o tipo de pele que temos é meio caminho andado para que um produto seja eficaz e benéfico, deste modo, as pessoas com uma pele que não é seca, sugere o Reader Digest, devem optar por uma loção corporal, indicada para quem tem uma maior oleosidade. As loções, destaca o site Pronounce Skincare, são ainda indicadas para o rosto, para as mãos e para os pés.

O creme pode ser uma alternativa para qualquer tipo de pele (uma vez que funciona como tipo de escudo protetor, isto, claro, se coincidir com o tipo de pele), contudo, quem tem uma pele mais seca, áspera e quebradiça deve optar por produtos com mais nutrientes e gorduras, como é caso da manteiga corporal.

Para quem pretende um resultado imediato ou está numa situação de emergência cutânea - como a pele demasiado seca - o melhor é aplicar um leite corporal depois do banho.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório