Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Cinco tipos de ansiedade que provavelmente não conhece

A ansiedade é muito mais do que a inquietação sobre algo que ainda não aconteceu, trata-se de uma patologia mental que tem de ser compreendida e levada a sério.

Cinco tipos de ansiedade que provavelmente não conhece
Notícias ao Minuto

20:00 - 21/09/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Carreira

Estar ansioso é muito mais do que 'sofrer por antecipação'. Estar ansioso é ser incapaz de lidar com determinados pensamentos, ações e situações.

A ansiedade deriva, essencialmente, do medo e pode manifestar-se de várias formas distintas, muitas delas nem sempre associadas a este transtorno mental.

O ataque de pânico é uma das formas mais comuns de ansiedade, mas também das mais desconfortáveis por levar a pessoa a estados quase extremos de stress. De acordo com a revista Health, este tipo de ansiedade não se manifesta apenas a nível mental, é igualmente notório a nível físico, com o aparecimento de palpitações cardíacas, suores, falta de ar, tremores, dor de peito e náusea.

Um outro tipo de ansiedade é a ansiedade social, um problema que leva as pessoas a sentirem um medo quase inexplicável quando estão com outras pessoas. Neste tipo de situações, a pessoa ansiosa sente-se facilmente observada e criticada... mesmo quando tal não está a acontecer. Mas não só: a ansiedade tende a ser ainda mais grave pelo simples facto da pessoa se sentir ansiosa com a possibilidade dos outros repararem no seu estado.

O distúrbio de ansiedade generalizada é também dos mais comuns e dos mais penosos para o bem-estar da pessoa. Tal como explica a publicação, este tipo de ansiedade não é o mesmo que sentir-se nervoso de vez em quando, carateriza-se pela ansiedade constante e incapacitante. As pessoas com este problema sentem-se ansiosas, nervosas e receosas com tudo, até mesmo com os aspetos mais banais do dia a dia.

Embora seja entendido como uma patologia isolada, o distúrbio obsessivo-compulsivo é também um tipo de ansiedade, pois as pessoas sentem-se atormentadas por não conseguirem que tudo esteja como acham que deve estar.

A síndrome do stress pós-traumático é o quinto tipo de ansiedade apresentado pela Health e carateriza-se por memórias e associações constantes ao evento traumatizante, algo que interfere diretamente e de forma negativa no bem-estar físico e mental da pessoa.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório