Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

O que é a fibromialgia, doença que atormenta Lady Gaga?

A cantora revelou no seu documentário que sofre de uma doença crónica nem sempre bem compreendida.

O que é a fibromialgia, doença que atormenta Lady Gaga?
Notícias ao Minuto

11:40 - 13/09/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Carreira

Dor musculoesquelética generalizada, fadiga constante, sensibilidade corporal, rigidez em determinadas partes do corpo, alterações de sono, perturbações cognitivas. Seis sintomas bastam para espelhar como pode ser viver com fibromialgia, uma doença crónica de causa desconhecida e que tem um tremendo impacto nocivo na qualidade de vida do paciente.

Esta condição médica está agora nas bocas do mundo depois de Lady Gaga ter confessado no seu documentário (que é lançado na Netflix no próximo dia 22) que sofre de fibromialgia, uma doença cujo diagnóstico pode ser demorado e o tratamento ineficaz, uma vez que não existe ainda um método certeiro para acabar com a doença.

O efeito que esta doença tem na vida do paciente vai muito além da dor e do cansaço constante, uma vez que está ainda associada a estados depressivos, a enxaquecas, a problemas articulares e a doenças como a síndrome do intestino irritável, lúpus ou hipotireoidismo. Além disso, muitos dos pacientes com esta condição sofrem de um certo de ceticismo por parte das pessoas, uma vez que o cansaço nem sempre é visto como sinal de alarme e a dor tende a ser muitas vezes desvalorizada.

Apesar de se tratar de uma doença que afeta muitos, a ciência não conseguiu ainda detetar a verdadeira causa da fibromialgia, suspeitando-se, apenas, que poderá estar associada a desregulamentos hormonais no caso das mulheres, lê-se na revista Self. Disfunções imunitárias podem estar também na origem desta condição, também relacionada com o sistema nervoso.

Diz a revista que um recente estudo sugere que a fibromialgia pode estar relacionada ainda com um transtorno de dor neuropática, podendo, deste modo, ser causada por uma anormalidade em determinadas partes do cérebro.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório