Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Olhos inchados? Estes são os motivos (e as soluções)

Se a má qualidade de sono é a razão mais óbvia para acordar com os olhos inchados, fique a saber que o refrigerante que bebeu ontem ao almoço também pode ter algo a dizer sobre o assunto. Mas não só.

Olhos inchados? Estes são os motivos (e as soluções)
Notícias ao Minuto

08:50 - 13/09/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Corpo

Inchados, moles e até um tanto ou quanto vermelhos. Quem já acordou com os olhos assim? Possivelmente todos nós depois de uma noite mal dormida.

O inchaço nos olhos deve-se à acumulação de fluídos na zona dos olhos com a pele mais fina e sensível, a mesma zona que facilmente escurece à boleia das olheiras. Mas, o que é que impulsiona esta retenção de líquidos tão particular? Um (quase) sem fim de fatores.

De acordo com a revista Health, a maior parte das causas de olhos inchados são inofensivas e facilmente evitáveis, contudo, podem também ser o espelho de maus hábitos diários que, a longo prazo, podem colocar a saúde seriamente em risco, como é a má qualidade de sono crónica e o consumo de alimentos com alto teor de sal.

As alergias são também um 'trampolim' para os olhos inchados, especialmente se em causa está uma reação alérgica ao pólen, ao pelo de animal e ao pó, agentes alergénicos que causam lágrimas e comichão nos olhos e que levam a que as cavidades dos seios nasais atrás dos olhos fiquem inflamadas e congestionadas, promovendo uma retenção de fluídos.

Diz a revista, recorrendo ao depoimento médico, que a conjuntivite também pode desencadear o inchaço dos olhos, assim como o uso demasiado prolongado de lentes de contacto, que atuam como "barreira" para a 'respiração' dos olhos.

Quem chora facilmente também sabe que não tardará a ficar com os olhos inchados e vermelhos, assim como quem bebe demasiadas bebias alcoólicas na noite anterior. Neste último caso, em causa está o poder que o álcool tem na produção de inchaço em várias partes do corpo, incluindo os olhos.

Ainda no que diz respeito aos hábitos alimentares, tal como o sal e o álcool, também o consumo elevado de açúcar artificial - presente nos alimentos processados e nas bebidas gaseificadas, especialmente nas que se rotulam como 'light' ou '0% açúcar' - desencadeia um aumento dos marcadores inflamatórios, deixando o organismo em stress e incapaz de lidar com a situação, reagindo através do inchaço.

Os olhos inchados, seja ao acordar ou ao longo do dia, podem ainda ser um sinal de intolerância ou sensibilidade a fragrâncias, devendo-se optar, sempre que possível, por produtos isentos de fragrância, sugere a médica Debra Jaliman.

No caso das mulheres, o inchaço em torno dos olhos pode ser ainda uma consequência direta da menstruação e das oscilações hormonais frequentes nessa altura do mês.

Como não poderia deixar de ser, também o envelhecimento tem algo a dizer na propensão de uma pessoa a ter os olhos inchados.

Como combater os olhos inchados

Dependendo da causa, o combate aos olhos inchados passa, quase sempre, por evitar levar o organismo a momentos de stress. No que diz respeito à alimentação, deve-se optar por uma dieta saudável e equilibrada e que seja (quase totalmente) isenta de alimentos com poder inflamatório, como as bebidas alcoólicas, os refrigerantes, as bebidas desportivas, os alimentos processados, as comidas pré-confecionadas e repletas de sal e ainda os açúcares artificiais.

Aplicar cuidadosamente gelo nos olhos pode ajudar a reduzir o inchaço, assim como procurar ter uma rotina de sono certa e eficaz e uma higiene ocular saudável (em que o uso das lentes de contacto deve ser cuidadoso, assim como a prevenção de infeções bacterianas).

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório