Meteorologia

  • 15 MAIO 2021
Tempo
23º
MIN 14º MÁX 25º

Edição

Mesmo que tenha frio, não desligue o ar condicionado no avião

Se fecha o ar acima da sua cabeça para evitar ficar doente, saiba que é precisamente o contrário que pode acontecer.

Mesmo que tenha frio, não desligue o ar condicionado no avião

Apesar do frio que possa estar no avião, resista à vontade de fechar a pequena ventoinha que tem acima da cabeça. E se tem receio de ficar doente se não o fizer, saiba que é precisamente o contrário que pode acontecer.

O Dr. Mark Gendreau, diretor médico e vice-presidente de medicina de emergência no Lahey Medical Center-Peabody, em Massachusetts, nos Estados Unidos da América, contou à Travel + Leisure que esta ventilação pode protegê-lo de apanhar doenças que se possam transmitir pelo ar.

"Para os vírus aéreos, é incrivelmente importante haver ventilação, uma vez que a ventilação se torna o seu principal meio de controlo além de isolar a pessoa afetada", conta o também especialista em doenças infecciosas.

Os vírus aéreos, como tuberculose ou sarampo, são transmitidos por minúsculas gotículas de núcleos que ficam no ar durante pelo menos cinco horas.

O Dr. Gendreau diz que estas gotas não podem, de facto, alcançar-nos e contaminar-nos se o ar condicionado estiver ligado, porque é formada uma espécie de barreira à nossa volta, o que impede que isso aconteça.

Os vírus da gripe comum e de algumas infeções respiratórias tendem a ser maiores e mais pesados, caindo mais rapidamente nas superfícies e não se aguentando muito tempo no ar, e o ar condicionado, mesmo médio ou baixo, pode criar uma barreira invisível à nossa volta que provoca uma espécie de turbulência que impede que estas partículas nos cheguem e as manda para as superfícies mais rapidamente.

Outra boa razão para não desligar o ar condicionado é que como no avião há pouca humidade, as mucosas também tendem a secar e a tornar-se mais suscetíveis e contrair algum tipo de vírus. Portanto, no avião, mais do que em qualquer local, o ar condicionado é a melhor arma para afastar os vírus.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório