Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Como conquistar uma pele linda e dispensar a maquilhagem

Tratamentos cosméticos e com equipamentos podem ser usados para realçar a luminosidade natural e uniformização do rosto.

Como conquistar uma pele linda e dispensar a maquilhagem
Notícias ao Minuto

20:48 - 03/09/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Beleza

Sair da casa sem um ponto de maquilhagem, uma gota de corretivo ou mesmo uma base é o desejo muitas mulheres. Mas, para a maioria delas, as manchas, o acne, os danos causados pelo sol, entre muitas outras coisas, obrigam a uma dependência da pele facial pelos pigmentos. Mas fica sempre a dúvida: é possível ter uma pele perfeita sem recorrer à maquilhagem?

“Uma pele naturalmente bonita deve ser saudável e ter uma rotina de cuidados adequados a cada tipo, idade e época do ano. Independentemente da boa genética, os bons hábitos de vida são pilares que promovem a beleza, a saúde e a longevidade", começa por explicar a dermatologista Cláudia Marçal.

Nesta senda, a dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia sublinha ainda que a "alimentação equilibrada, o sono de boa qualidade, os exercícios regulares, a baixa ingestão de bebidas alcoólicas e evitar o tabagismo são fundamentais para a manutenção da beleza da pele".

A isto soma-se ainda o "uso de protetores adequados", o que perfaz, no seu conjunto, os princípios elementares para prover saúde ao nosso corpo como um todo e, isto, claramente inclui seu maior órgão: a pele".

O passo a passo diário dos cuidados com a pele e o hábito constante de visitar o seu dermatologista podem também ajudar muito nesse processo de desistir das bases e pigmentos de uma vez por todas.

Assim, a especialista deixa alguns conselhos que deve seguir para ter uma pele cuidada e bonita, sem recorrer a maquilhagem.

Limpeza – O rosto, o pescoço e a área do colo devem ser lavados de manhã e à noite para controlo da oleosidade, retirada da sujidade e das nanopartículas de poluentes que ficam agarradas à superfície da pele.

“Os sabonetes devem ter um pH próximo ao da pele, sem amidas (derivados de oxiácidos), sulfonamida (amidas de ácidos sulfónicos) ou parabenos e, de preferência, devem ter na formulação extratos puros naturais em alta concentração como hamamélis, camomila, calendula, aveia, malva , entre outros”, afirma a médica, que acrescenta que o uso de um esfoliante, duas vezes na semana, é bem-vindo. 

Hidratação com antioxidantes e fotoproteção – Depois de lavar e tonificar a pele de manhã, chega a hora de usar um sérum tensor com efeito lifting, hidratante, que promova a ação antioxidante e de proteção à barreira cutânea.

“O ácido ferúlico e um pool de vitaminas podem estar na formulação, pois são um booster de energia para a boa atividade celular, principalmente para atuar na junção dermoepidérmica. A seguir o uso de fotoprotetor sempre acima de FPS 30 E PPD”, recomenda a especialista.

Tratamentos noturnos – Devem ser feitos principalmente durante as épocas mais frias do ano e a noite é o momento de certo para usar compostos à base de vitamina A ácida, alfa-hidroxiácidos e derivados associados a clareadores como hidroquinona, alfa arbutin, decapeptídeo e antioxidantes como o resveratrol a vitamina E e C.

“O regime de tratamento utilizado é prescrito pelo médico e pode variar de acordo com a necessidade da pele e o problema em questão”, destaca Cláudia Marçal.

Não esquecer de lábios e olhos – A dermatologista lembra que os lábios e os olhos devem ser tratados com cremes que promovam a formação de filme na pele da região para maior proteção.

“O produto para a região dos olhos deve ser usado duas vezes ao dia e a fórmula em questão adequada a cada idade com ação tensora, nutritiva, hidratante e capaz de melhorar a turgescência local, com hidratação e volumização”, conta.

“Quanto aos lábios, para a hidratação das mucosas podemos utilizar substâncias emolientes como a manteiga de carité, a vitamina B5, a Vitamina E, ácido hialurônico, fosfolipídios e glicerina”, recomenda.

Nutracêuticos (junção de nutrição e farmácos) ajudam – Os nutracêuticos são fórmulas extremamente benéficas e que potencializam a ação do tratamento tópico, explica a dermatologista.

“Eles atuam no combate aos radicais livres, ajudam a hidratar e recuperar a membrana de água e gordura sobre a pele, estimulam a elasticidade das fibras de colágeno e elastina, melhoram a perfusão para a microcirculação periférica, auxiliam na fotoimunoproteção do tecido cutâneo e são importantes no controlo de patologias como melasma, dermatite atópica, rosácea e na melhora da condição estrutural de textura, coloração, tônus e viscoelasticidade”, destaca. 

Tratamentos em clínica – A curto prazo, os tratamentos em clínicas dermatológicas com lasers e radiofrequências podem ser indicados para resultados mais rápidos. “Os tratamentos mais indicados são o laser de CO2 fracionado com radiofrequência para rosto e pescoço, o microagulhamento de ouro com radiofrequência, entre outros que são indicados de acordo com a necessidade da pele do paciente”, finaliza a especialista.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório