Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Tudo o que precisa de saber antes de comprar 'barritas' energéticas

Para muitas pessoas as barras de cereais energéticas são a ‘tábua de salvação’ para lanches, snacks pós-treino ou mesmo pequeno-almoço, mas será que são saudáveis?

Tudo o que precisa de saber antes de comprar 'barritas' energéticas
Notícias ao Minuto

18:30 - 31/08/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Nutrição

Tal como acontece com muitos alimentos das mesmas categorias, nem todas as barras energéticas são iguais. Geralmente são fortificadas com minerais e vitaminas, mas vêm com vários sabores para agradar aos diversos palatos e a sua conceção pode variar muito de marca para marca.

A CNN explica que as barras energéticas que contêm poucas gorduras saturadas (menos de 3 gr) e açúcares, têm uma boa quantidade de proteína e fibra (pelo menos 4 gr), podem ser, de facto, uma prática opção nutricional.

No entanto, o mesmo não se passa com barras cheias de chocolate que podem conter tanta quantidade de gorduras saturadas como um chocolate Snickers e uma quantidade de açúcar adicionado que também não anda longe de um chocolate que certamente não consideraria saudável.

As barras energéticas que contêm frutos secos, fruta e sementes podem ser lanches satisfatórios, mas se procura algo para substituir uma refeição, o melhor é procurar barras com um alto teor de proteína, cerca de 10 a 20 gr.

Quanto às calorias, se a barra vai substituir uma refeição pode ter mais calorias, mas se a vai comer como snack é melhor que não ultrapasse as 150 a 200 calorias.

Esteja atento à lista de ingredientes da sua barra energética, pois ingredientes como xaropes aumentam o teor de açúcar e maltitol ou eritritol são álcool de açúcar, que apesar de conterem menos calorias têm o mesmo impacto no sistema gastrointestinal.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório