Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Este é o melhor tipo de exercício para reduzir risco de diabetes

Quer promover a sua saúde e reduzir o seu risco de diabetes tipo 2 a longo prazo? Então deve praticar este tipo de exercício físico.

Este é o melhor tipo de exercício para reduzir risco de diabetes
Notícias ao Minuto

15:32 - 18/08/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

Manter-se ativo – bem como fazer uma alimentação saudável - e praticar exercício físico com frequência já contribuem muito para a saúde em geral e para a redução do risco de diabetes tipo 2, mas há um tipo de exercício que pode ser especialmente benéfico.

Um novo estudo revela que fazer treinos intervalados de alta intensidade (HIIT, na sigla em inglês), ou combinar a corrida com a caminhada, é o melhor, em termos de atividade física, que pode fazer para prevenir a diabetes tipo 2.

Este tipo de treino envolve pequenos intervalos de exercício - seja corrida, elíptica, bicicleta, subir escadas ou saltar à corda – realizado à maior intensidade que conseguir seguidos de outros curtos intervalos de ‘descanso’ a realizar o mesmo exercício mas à intensidade a que normalmente os realizaria.

Como reporta o Daily Mail, de acordo com as conclusões de um estudo liderado pelo professor Mikel Izquierdo, da Universidade Pública de Navarra, em Pamplona (Espanha), este tipo de treino combate a resistência à insulina – que se não for tratada ou revertida pode evoluir para diabetes tipo 2.

Níveis altos de resistência à insulina indicam que o corpo começa a não conseguir responder à insulina, uma hormona que ajuda o corpo a processar a glucose nos músculos e no fígado. Quando esta falha acontece a pessoas desenvolve diabetes tipo 2.

Para este estudo os investigadores analisaram 40 mulheres divididas em dois grupos – o grupo com das que tinham altos níveis de resistência à insulina e o grupo das com níveis baixos de resistência à insulina – que passaram por um programa de HIIT durante 10 semanas.

Os investigadores notaram que a maioria das mulheres com maior risco de diabetes tipo 2 (as que tinham níveis altos de resistência à insulina) mostrou melhorias na saúde do coração, níveis de glucose mais baixos e níveis de insulina normais depois do programa de treino.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório