Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Que quantidade de água devemos mesmo beber por dia?

É uma das dúvidas mais comuns, mas saber o valor 'exato' nem sempre é fácil.

Que quantidade de água devemos mesmo beber por dia?
Notícias ao Minuto

11:25 - 11/08/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Cuidados

A ingestão diária de água é fundamental para se conseguir um organismo mais protegido, um metabolismo mais acelerado, uma pele mais saudável e uma saúde mais forte. Na prática, são mais do que muitos os benefícios da água.

Embora a quantidade diária de água recomendada varie de pessoa para pessoa - uma vez que depende do género, do peso, da saúde metabólica, da prática de exercício físico, entre outros fatores -, existe uma quantidade mínima que deve ser seguida por todos (salvo recomendação médica contrária, como é claro).

Falamos de uma média de oito a 12 copos de água por dia, o equivalente a 1,2 litros. Contudo, esta quantidade não tem de ser única e exclusivamente de água, qualquer outra bebida não açucarada pode contribuir para atingir o objetivo, diz o Mirror.

O café e o chá, por exemplo, podem contar para esta média se forem consumidos no seu estado natural, ou seja, sem a junção de açúcar ou adoçante. Também o consumo de fruta e vegetais ajuda a contabilizar mais um pouco de água na quota diária.

De acordo com a Universidade de Harvard, a quantidade de água recomendada por dia depende de pessoa para pessoa e da sua necessidade de hidratação, sendo esta a chave para um consumo diário saudável. Dar ouvidos ao corpo e ver com atenção todos os sinais que dá é meio caminho andado para perceber se bebe água suficiente todos os dias.

Olhar para a cor da urina é uma das melhores formas de perceber se se está a beber água a menos (quando o tom é escuro e turvo) ou quando se está a beber água a mais (quando é transparente). A sensação de cansaço é também um indicado da escassa ingestão de água.

Beber água ao longo do dia mexe mesmo com o corpo e aqui pode ver como.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório