Meteorologia

  • 08 MAIO 2021
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Edição

Perda de memória provocada pela doença de Alzheimer poderá ser revertida

Estudo do MIT revela que poderá ser possível reverter as perdas de memória que afetam os doentes de Alzheimer.

Perda de memória provocada pela doença de Alzheimer poderá ser revertida

Um dos sintomas mais conhecidos da doença de Alzheimer é a perda de memórias. Um novo estudo do MIT revela que poderá ser possível reverter este sintoma.

De acordo com o estudo publicado na revista Cells Reports poderá ser possível quebrar os bloqueios genéticos dentro do cérebro que provocam a perda de memória deriva da doença de Alzheimer.

A perda de memória provocada pela doença de Alzheimer ocorre quando a enzima HCAC2 comprime os genes cerebrais da memória até que estes se tornam inúteis, levando, por sua vez, ao esquecimento e à dificuldade em formar novas memórias.

Apesar de a solução óbvia ser bloquear a ação da enzima HCAC2, tem sido fazê-lo porque esse bloqueio também afeta outras enzimas HDAC, o que afeta os órgãos internos.

O MIT conseguiu, em dezembro, bloquear com sucesso a ação da enzima HCAC2 sem afetar outras enzimas. A sua técnica utilizou luzes LED para impedir que a enzima se ligasse a outra componentes, Sp3, que a ajuda a conseguir bloquear os genes.

Até agora, como reporta o Independent, esta técnica só foi testada em ratos, mas a principal autora do estudo, Li-Huei Tsai, tem esperança que possa ser eficaz a reverter os efeitos da doença de Alzheimer na memória em humanos.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório