Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Quantos quilómetros devo correr até trocar de ténis?

O bom estado do calçado de corrida é meio caminho andado para prevenir lesões e, claro, para ter uma melhor performance.

Quantos quilómetros devo correr até trocar de ténis?
Notícias ao Minuto

11:00 - 02/08/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Conselhos

Quem já aderiu à moda do running sabe o quão importante é investir num ténis de corrida de qualidade e que, sobretudo, se adaptem ao seu tipo de passada e aos objetivos traçados.

Um bom par de ténis não só é meio caminho andado para se prevenir algumas das lesões mais comuns nesta modalidade (grande parte relacionadas com os joelhos, tornozelos e pés), como também para garantir que a performance é a melhor e a mais eficaz, sendo, por isso, o principal aliado de um corredor.

Mas, "como outras coisas, também os sapatos de corrida têm um prazo de validade", diz ao The Independent Michael Moore, técnico na Asics, uma das marcas desportivas que mais tem apostado na corrida nos últimos anos.

Segundo o especialista, "ao usar os sapatos desportivos cinco vezes por semana, o amortecimento e a tecnologia no sapato perdem-se", algo que no caso dos ténis de corrida pode acontecer entre os 400 e os 800 quilómetros. Contudo, a durabilidade do calçado não depende apenas dos quilómetros percorridos, embora este um dos principais fatores para as pessoas que fazem longas distâncias várias vezes por semana.

Tal como explica o fisioterapeuta Jenny Blizard, a validade de um par de ténis de corrida depende ainda do tipo de pé da pessoa, da sua passada (se mais ou menos desgastante em determinadas partes do calçado) e do peso da pessoa, pois "os corredores que têm uma passada mais leve e usam a sola toda obterão uma maior quilometragem com os sapatos".

Deste modo, e para que o calçado esteja sempre apropriado a ser usado, os runners devem estar sempre atenção ao desgaste da sola e ao conforto que dá ao pé. Evitar lavar os ténis na máquina ajuda a manter a qualidade.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório