Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Ondas de ultrassom poderão remover nódulos na tiroide

Milhões de pessoas sofrem de um problema comum na tiroide que pode ser tratado com uma pequena explosão de calor no pescoço.

Ondas de ultrassom poderão remover nódulos na tiroide
Notícias ao Minuto

20:31 - 31/07/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

Especialistas e investigadores revelam que um tratamento que usa um dispositivo portátil para disparar ondas de ultrassom nos nódulos da tiroide poderá eliminar os nódulos ou travar o seu crescimento, que apesar de na maior parte dos casos serem inofensivos, podem crescer e passar a provocar sintomas.

A glândula em forma de borboleta, e situada atrás da maçã de Adão, produz hormonas que regulam o funcionamento metabólico do organismo. Ao longo dos anos, especialmente nas mulheres e a partir dos 50 anos, esta glândula pode desenvolver pequenos nódulos cheios de líquido que podem afetar o seu funcionamento normal.

A maior parte não traz problemas, mas em cerca de um terço das pessoas causam sintomas – como suores, irritabilidade, palpitações, pescoço inchado e perda ou ganho de peso - porque aumentam a produção hormonal da tiroide.

Como reporta o Daily Mail, os especialistas esperam que o novo aparelho de ultrassom, chamado EchoPulse, possa transformar o tratamento para aqueles que têm nódulos na tiroide. Ao conseguir eliminar os nódulos através das ondas de ultrassom e de forma não invasiva, espera-se poder evitar o recurso a cirurgia em muito casos, graças a esta tecnologia.

Os estudos revelam que este tratamento consegue diminuir o tamanho dos nódulos em 60% em três meses e que restaura o funcionamento normal da tiroide quase imediatamente. Segundo um estudo realizado por investigadores da Universidade da Virginia, nos Estados Unidos da América, que envolveu 20 pacientes, não foram relatados grandes efeitos secundários para além do desconforto temporário.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório