Alimentos que levam carvão vegetal podem interferir com contraceção

Os gelados pretos, feitos de carvão vegetal, são uma das últimas tendências na alimentação e no Instagram, mas os especialistas avisam que podem tornar a pílula contracetiva menos eficaz.

Notícia

© iStock

Vânia Marinho
14/07/2017 15:02 ‧ 14/07/2017 por Vânia Marinho

Lifestyle

Bem-Estar

O carvão vegetal parece ser a última tendência tanto no campo da alimentação, como no da beleza. Mas há uma petição para que as gelatarias parem de servir o gelado preto ou para que coloquem um aviso no rótulo, alegando que este interfere com a eficácia da pílula contracetiva e de outros medicamentos.

Este ingrediente, carvão ativado, é um absorvente que suga as toxinas do estômago podendo absorver também medicamentos, incluindo a pílula contracetiva, como alega a petição.

Segundo o que o Daily Mail apurou junto de uma ginecologista, esta alegação não é infundada, mas não acontece quando o carvão é ingerido em pequenas doses.

A Dra. Alyssa Dweck destacou: “Se come um gelado com carvão uma vez por mês, não tem de se preocupar. Para que o carvão consiga absorver medicação, temos de falar de doses de níveis médicos de carvão vegetal, que um gelado por mês não terá.”

No entanto, se “comer gelado de carvão duas vezes por dia ou todos os dias, então, sim, não deve esperar que o seu método contracetivo seja tão eficaz – mas isso seria muito [gelado].”

Em última análise, sublinha “há pouca informação sobre isto. Mas eu diria que se estiver preocupado com isso, deve usar um preservativo."

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas