A prevenção da diabetes tipo 2 passa, essencialmente, por um estilo de vida saudável, uma forma de estar em que a alimentação se assume como um pilar da saúde e à qual se junta a prática regular de exercício físico e a exclusão de hábitos que podem ser prejudiciais, como o tabagismo e/ou o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
Todos estes fatores são importantes para prevenir uma das mais comuns doenças relacionadas com o estilo de vida, contudo, a ciência passa agora a dar ainda mais destaque ao exercício físico, como vem provar um estudo levado a cabo pela Universidade de Arkansas, nos Estados Unidos, e que sugere que a prática moderada de exercício físico durante cinco dias por semana pode ser o suficiente para travar o aparecimento da doença.
Publicado na revista científica Experimental Physiology, o estudo teve por base a análise de dois grupos de ratos que foram alimentados com típica dieta norte-americana, isto é, rica em gordura saturada, açúcar e sal, e que seguiam um mesmo plano de atividade física. Conta o site Eureka Alert que um dos grupos era composto por ratos geneticamente programados para ter uma maior quantidade de mitocôndrias (estruturas celulares que convertem a glucose em energia).
Depois de analisarem os dois grupos, os cientistas norte-americanos notaram que o exercício físico praticado cinco vezes por semana é capaz de reduzir os riscos de desenvolver diabetes... e até mesmo quando a dieta se mantém altamente calórica, como acontece com aquela que é comum nos EUA e que foi dada a um dos grupos analisados.
Na prática, o exercício consegue proteger o organismo contra a resistência à insulina, mantendo-se, assim, capaz de fazer uma boa gestão da energia libertada e da gordura acumulada.