Detesta esperar para dar um mergulho? 10 alimentos facilitam a digestão

Quem nunca ficou aborrecido por ter de esperar três horas até poder dar novamente um mergulho no mar ou na piscina?

Notícia

© iStock

Daniela Costa Teixeira
23/06/2017 07:27 ‧ 23/06/2017 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle

Lillian Barros

As refeições mais leves, como saladas, sandes ou até mesmo pequenos petiscos, são o 'prato principal' de uma ida à praia ou piscina, mas, mesmo assim, não impedem que se tenha de esperar que a digestão seja feita até se voltar aos mergulhos.

Mas, e se lhe dissermos que alguns alimentos promovem uma digestão mais rápida? Pois bem, que nos diz é a nutricionista Lillian Barros que, ao Lifestyle ao Minuto, revela que "podemos utilizar especiarias no preparo dos pratos que auxiliam na melhor digestão da refeição, ou optar por lanches que sejam de digestão mais fácil".

"Uma refeição mais rica em vegetais e pobre em hidratos de carbono e leguminosas (pois estas tendem a fermentar, podendo causar problemas na digestão), e também menos gordurosa (tente optar por carne branca como frango e peru ou peixe) constituem o que normalmente chamamos de 'comida leve', que realmente ajuda a uma digestão mais fácil".

A papaia é um dos exemplos, diz a especialista, explicando que "contém as enzimas papaína e quimopapaína, que contribuem para uma digestão mais eficaz". Também o abacaxi facilita a digestão e tudo à boleia da enzima bromelaína. "A maior parte da bromelaína está presente no pé e no núcleo do abacaxi, sendo então interessante incluir estas partes em sumos ou receitas com esta fruta", garante. A cenoura é igualmente um bom aliado pois é uma "fonte de carotenoides facilmente digerida".

Para Lillian Barros, também a alcachofra, pois "as folhas e o coração são ricos em cinarina, um fitoquímico que estimula a bílis ajudando na digestão (principalmente de gorduras)", e o agrião são excelentes opções. No que diz respeito ao agrião, o destaque vai para a clorofila, que é "rica em enzimas digestivas que potencializam a capacidade do corpo de aproveitar os nutrientes da refeição".

Para uma digestão mais leve e, sobretudo, mais saborosa, pode-se deve-se ainda incluir manjericão, que contém "eugenol, um óleo que tem efeito anti inflamatório no sistema digestivo", cominho, que "estimula as enzimas digestivas" e o coentro, "que promove uma digestão eficiente".

Na sua lista de alimentos 'amigos' da digestão, Lillian Barros inclui ainda a quinoa, "conhecida por ser um grão isento de glúten" e a aveia, também isenta de glúten e cujos flocos são "ricos em fibras solúveis que proporcionam uma digestão facilitada e uma saciedade prolongada".

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas