Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Oito possíveis causas para acordar com dores de cabeça

Oito possíveis causas para acordar com dores de cabeça

Oito possíveis causas para acordar com dores de cabeça
Notícias ao Minuto

13:13 - 20/06/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Carreira

A dor de cabeça é um dos tipos de dores mais comuns em todo o mundo, não olhando a género, idade ou condição de saúde. Embora uma boa parte das dores de cabeça seja inofensiva, a verdade é que a forma como surge e o momento em que 'ataca' pode ser um dos melhores espelhos da saúde e dos hábitos de uma pessoa. Sabia que o rabo-de-cavalo pode causar dores de cabeça?

No que diz respeito à dor de cabeça matinal - uma das que mais incomoda e até mesmo incapacita - são oito as possíveis causas para o seu aparecimento, diz a Women's Health, destacando que, quando surge de forma continuada e com tendência a agravar-se, o melhor é mesmo consultar um médico o quanto antes.

De acordo com a revista, a má qualidade do sono (ou as poucas horas de descanso) é um dos principais contribuidores para a dor de cabeça matinal, que resulta da luta interna das hormonas para se conseguirem regular e, com isso, deixar o organismo trabalhar corretamente. Mas, se por um lado dormir pouco pode causar dores de cabeça, dormir horas a mais pode ter o mesmo efeito. Neste caso, explica o médico Salvatore Napoli, a dor surge como consequência da redução do fluído sanguíneo para o cérebro.

O descontrolo das endorfinas - comum pela manhã - pode ser também uma das agravantes para a dor de cabeça ao acordar, tal como o consumo exagerado de bebidas alcoólicas no dia anterior. O efeito ressaca é real e deve-se, sobretudo, à desidratação que o álcool provoca.

Ressonar (por culpa ou não da apneia do sono) é também um dos gatilhos, diz a revista, completando a sua lista de possíveis causas com o consumo tardio de café (isto é, depois do final da tarde, embora o efeito não seja igual em todas as pessoas), com a depressão e com o tensão arterial alta.

Já agora, aprenda a identificar as dores de cabeça mais comuns e veja como é possível aliviar a dor sem recorrer a medicamentos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório