Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Como aliviar a dor de cabeça sem recorrer a medicamentos

Da ingestão de água às caminhadas ao ar livre, veja como é fácil aliviar uma dor de cabeça.

Como aliviar a dor de cabeça sem recorrer a medicamentos
Notícias ao Minuto

07:56 - 04/04/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

Tens um comprimido para a dor de cabeça’? Esta é uma das questões mais frequentemente colocadas por quem está com uma dor de cabeça e assume-se como um espelho da tendência de recorrer a fármacos para o tratamento desta mazela.

Contudo, os medicamentos estão longe de serem a única forma de aliviar e até mesmo banir a dor de cabeça. Como mostra o site do jornal britânico Mirror, existem outras formas tão ou mais eficazes e totalmente naturais, libertando o organismo do impacto nocivo dos químicos usados na produção do medicamento.

A título de exemplo, sabia que a caminhada ao ar livre pode ajudar a aliviar a dor de cabeça e que esta pode ser o resultado da desidratação? Pois bem, para além de ser fundamental beber água ao longo do dia, diz a publicação que a reflexologia relaciona o dedo grande do pé com a cabeça e que pressioná-lo (com uma caminhada vigorosa) ajuda a aliviar a dor que se sente.

Criar uma espécie de almofada de peso com uma meia de duas bolas de ténis (colocadas nas extremidades, sendo necessário coser uma) é uma outra forma de aliviar a cabeça. Aqui, o segredo está em colocar a meia com as bolas na zona que dói e movimentar a cabeça calmamente, podendo esta ‘almofada’ em forma de amendoim ser colocada também no pescoço, ajudando a relaxar. E para relaxar de uma forma ainda mais eficaz, pode-se ainda recorrer a técnicas de respiração, que não só acalmam como promovem uma maior fluidez do oxigénio dentro do corpo, aspeto fundamental para prevenir a dor de cabeça.

Embora as dores de cabeça não sejam todas iguais, existe um denominador comum que jamais deve ser desvalorizado: a alimentação. Como explica o nutricionista Alexis Poole, a dor de cabeça pode surgir ou até mesmo intensificar-se quando se está muito tempo sem comer, sendo o resultado da queda dos níveis de glucose. Misturar um pouco de pimenta-caiena no sumo de limão e água morna é também uma forma de aliviar a dor de cabeça, assim como balançar a cabeça suavemente, retirando a tensão que se aloja no pescoço e que pode estar a intensificar a sensação de mal-estar.

Como não poderia deixar de ser, desligar o computador e parar de usar os dispositivos móveis são também formas eficazes de travar a dor de cabeça, muitas vezes associada a um maior esforço visual. E por falar em visão, o uso de óculos de sol é também uma forma bastante simples e eficaz de prevenir e aliviar a dor de cabeça.

Tal como acontece com qualquer outro problema de saúde, não pensar muito no assunto e abstrair a mente da dor ajuda a aliviar os sintomas, assim como inalar o aroma da alecrim, planta com poder relaxante. Recorrer ao óleo essencial de alecrim e espalhá-lo no pescoço também ajuda, diz o médico Dee Atkinson ao Mirror.

E já agora, sabe porque é que os rabos-de-cavalor provocam dores de cabeça?

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório