Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 26º

Sabe identificar os tipos de dor de cabeça mais comuns?

As dores de cabeça não são todas iguais e algumas podem mesmo revelar um problema de saúde mais sério e até à data desconhecido.

Sabe identificar os tipos de dor de cabeça mais comuns?
Notícias ao Minuto

13:56 - 25/01/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Carreira

A dor de cabeça é uma das mais comuns em todo o mundo e das que mais condiciona a qualidade de vida das pessoas, especialmente quando são constantes e resistentes a medicamentos.

Mas as dores de cabeça não são todas iguais e algumas conseguem mesmo ser o espelho de um problema de saúde desconhecido ou do agravamento de uma condição que já vai fazendo mossa.

A dor de cabeça causada por alergias, por exemplo, é acompanhada por lágrimas e comichão nos olhos, podendo ser necessária a toma de um anti-histamínico para aliviar os sintomas, como diz o site Little Things, que conta com uma série de imagens capazes de ilustrar na perfeição como as dores de cabeça são diferentes.

Já a dor de cabeça causada pela sinusite, como se pode ver na imagem abaixo – da autora Tayra Lucero – afeta a zona da testa, dos olhos e das bochechas, causando pressão e desconforto.

Notícias ao Minuto

A ansiedade provoca uma dor na zona da testa, enquanto a cefaleia pode causar dores nas maçãs do rosto e em todo o lado esquerdo do mesmo, afetando os olhos e provocando lágrimas. Esta dor é mais comum em homens.

Quando a dor envolve literalmente toda a cabeça, deixando-a pesada, pode-se estar perante um caso de redução de cafeína. Se a dor afetar mais um lado da cara, com destaque para a zona dos olhos e do cimo da cabeça de um lado, pode-se estar perante uma enxaqueca.

A dor de cabeça causada por tensão afeta a testa, desce pelas orelhas e acaba no pescoço, sendo facilmente controlada com a toma de aspirina, como diz o site.

Já a dor provocada pela articulação temporomandibular afeta os maxilares e a têmpora.

E já agora, sabia que os problemas digestivos também causam dores de cabeça? Pois bem, essas são caraterizadas por uma dor na zona dos olhos, na têmpora e na testa.

Quando se dá uma dor intensa e que envolve o cimo da testa e a parte traseira das orelhas, podemos estar perante uma arterite de células gigantes (ou arterite temporal), uma condição inflamatória dos vasos sanguíneos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório