Como acelerar o metabolismo em 3, 2, 1…

Quer ficar na sua melhor forma para o verão e com isso ganhar ainda uma dose extra de saúde? Aposte, então, num metabolismo mais acelerado.

Notícia

© iStock

Daniela Costa Teixeira
04/06/2017 07:17 ‧ 04/06/2017 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle

Conselhos

Para além da escolha acertada dos alimentos, da prática de exercício físico, de um estilo de vida livre de stress e da boa qualidade de sono, há um aspeto fundamental para se conseguir perder peso de forma saudável: educar o metabolismo.

Um metabolismo acelerado é meio caminho andado para perder peso, queimar gordura e ter um sistema imunitário mais forte e resistente, capaz de fazer frente a todos os agentes agressores e que nada mais fazem do que aumentar os marcadores inflamatórios (por si só capazes de promover a acumulação de gordura nas zonas mais críticas).

Mas, como é que se educa um metabolismo? Adotando hábitos saudáveis e que andam lado a lado com um estilo de vida equilibrado e pautado na qualidade, seja do tempo, dos alimentos ou das pessoas que rodeiam.

De acordo com a revista Health, são estas as formas mais eficazes de conseguir acelerar o metabolismo:

1. Levantar mais pesos. De acordo com a especialista Alissa Rumsey, levantar pesos ajuda a queimar mais calorias, especialmente se a pessoa trabalhar os vários grupos musculares ao mesmo tempo;

2. Comer proteína de manhã e à tarde. Pensa que a proteína compõe apenas as refeições grandes? Engana-se. Este macronutriente deve constar ainda nos snacks pois promove uma maior sensação de saciedade, melhora a composição muscular e não deixa o metabolismo ‘adormecer’;

3. Acabar com o stress. O stress nada mais faz do que deixar o corpo em choque e incapaz de agir e as suas consequências negativas são notórias ainda na perda de calorias. Sabia que as pessoas mais stressadas tendem a queimar menos 104 calorias do que aquelas que estão calmas?

4. Petiscar à noite. Parece um conselho contraditório, mas a verdade é que alguns alimentos funcionam melhor à noite, acelerando o metabolismo e regulando os níveis de açúcar no sangue;

5. Mexer o corpo… muito e sempre. Combater o sedentarismo é a melhor forma de fazer frente ao metabolismo lento;

6. Parar de contar calorias. Como já lhe contámos, as calorias não são todas iguais e contá-las nada mais vais fazer do que aumentar o stress e possivelmente privar o organismo de alguns nutrientes fundamentais.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas